Joanesburgo -  Depois de muitos avanços e recuos, o Presidente José Eduardo dos Santos deverá, finalmente, conceder, em breve, a sua primeira entrevista a SIC, um canal privado de televisão português. A entrevista será conduzida por Henrique Cymerman, correspondente-residente da SIC em Israel.

Fonte: Club-k.net

Cymerman está em Luanda há mais de uma semana para entrevistar o presidente angolano. Por causa da fuga de informação, que deu como certo a entrevista de José Eduardo dos Santos a Cymerman na quinta-feira passada, a presidência angolana pôs a circular o bluff segundo o qual o líder angolano jamais ponderou ser entrevistado pela SIC.


Sexta-feira passada, Henrique Cymerman foi surpreendido à mesa do café da manhã no Hotel Epic Sana, em Luanda, por um funcionário da Presidência da República que lhe comunicou que já tinha tratado todo o expediente para o seu regresso a Telaviv naquele mesmo dia. Mas Cymerman não saiu de Luanda. Foi apenas transferido para outro hotel, em Talatona.


Porém, ao mesmo tempo em que se esmerava no fingimento de que não havia nenhum compromisso com a estação televisiva lusa, a Presidência angolana negociava com Pinto Balsemão, o patrão da SIC, novas condições para a entrevista. Uma delas era que, se concedida, a entrevista só seria emitida depois de previamente visionada pelo entrevistado e seus assessores.


Outra condição é que doravante desafectos do regime angolano só poderão ser entrevistados pela estação televisiva lusa mediante prévia autorização de Luanda. O próprio Pinto Balsemão comprometeu-se a garantir a estrita observância do acordo.


O grupo Impresa, de Pinto Balsemão, proprietária da SIC, tem cobiçado a entrada de capital angolano nos seus cofres.  Após a rotura da parceria com o general Kopelipa, na publicação da revista Rumos e em outros projectos editoriais, o grupo continua aberto às influências do regime angolano, desde que este se predisponha a investir de forma considerável.


De acordo com consultas, essa entrevista enquadra-se na nova estratégia do regime angolano de relançar a imagem do Presidente no exterior do país. Ultimamente, José Eduardo dos Santos tem sido bastante visado em constantes denúncias sobre actos de corrupção do seu governo, a suposta  ganância da sua família e dos seus principais colaboradores. (A economia angolana é descrita como sendo dominada pelos filhos de José Eduardo dos Santos e seus colaboradores.)

A entourage de José Eduardo dos Santos nunca dissimulou a sua antipatia à SIC.

Os “futunguistas”, como até hoje são conhecidos os assessores de José Eduardo dos Santos, não toleram a SIC facto de, regularmente, dar voz a críticos do regime.


O Governo angolano, por exemplo,  não tem concedido vistos de entrada a jornalistas da SIC, do Público, assim como de outros órgãos que escapam à esfera de controlo do regime do Presidente José Eduardo dos Santos.


Henrique Cymerman não foi escolhido ao acaso. Muito chegado ao embaixador angolano em Israel, José João Manuel “Jota”, ele está por dentro do envolvimento israelita no desfecho da guerra angolana.


Estima-se que uma vez divulgada emitida a entrevista a José Eduardo dos Santos , a SIC passará a ser bem cotada nas páginas do diário oficioso Jornal de Angola, que actualmente representa a voz afónica do regime nas relações bilaterais entre Angola e Portugal. "Mas o que os angolanos dificilmente entenderão é o carácter sorrateiro do projecto. Porquê uma entrevista presidencial tem de ser tratada como segredo de estado? Porquê?", questiona um analista consultado para o efeito.