Luanda  - JES,22 anos depois é entrevistado pela SIC, talvez para evitar maior audiência no País a fim de reduzir o volume de críticas à luz dos seus discursos irrefletidos. Das inúmeras inverdades, saliento:

Fonte: Club-k.net

1.Desenvolvimento de Angola desde 2002


Comentário: O sr faz muita confusão trocando os termos; a democracia é que é o regime promotor da paz e não o contrário. A paz não se resume apenas no calar das armas, é a ausência de todo o tipo de perturbações externas. A reconciliação nacional passa pela decapitação das causas do conflito ainda não ultrapassadas pela ausência de diálogo. Nem todos os ex-militares estão inseridos na Função Pública, na Caixa de Seg. Social e os soldados nem todos receberam pensão de reforma.


Há enormes impedimentos na formação de partidos políticos e os credíveis já existentes é-lhes colocada uma gama de barreiras para serem chumbados pelo TC no período que antecede as eleições, promovendo partidos do “sim”, porque não há separação de poderes, controlando até os Tribunais.


A água é inexistente tal como a energia e a educação é das piores do mundo. O crescimento material tem respaldo na vida de meia dúzia de cidadãos e o crescimento espiritual inexistente na sua totalidade porque até o próprio JES não tem espírito tranquilo porque quando se oprime, tanto o oprimido quanto o opressor ficam com consciências permanentemente perturbadas.


2.Inserção de inimigos de ontem no governo.


Quanto a esta temática, ocorre-me dizer que não há reconciliação nacional. Até a bandeira e o hino que deveriam ser inclusivos, são de partido único o que exclui as variadíssimas correntes de opinião do País. Quem não é do “M”, não tem emprego e nem direito a crédito bancário!

3.No quadro das realizações em que se sentirá mais orgulhoso?


A resposta do sr JES aponta no capital humano. Interessa-me dizer que a formação de quadros é muito deficitária na base; um aluno da Universidade, estratégia diz estratégia e ossos escrevem oços! Não tem culpa. Não se reprova! Não há eleições gerais porque o Presidente é cooptado pelo partido que maior nr de votos arrecadar, isto é, não há eleições presidenciais pelo o tipismo da Constituição.


4.Sobre as guerras civis, como lidar com tais desafios?


Ele diz que a solução passa pela colocação dos interesses gerais acima dos pessoais. Mas o sr JES sabe muito bem que coloca 1º os interesses da sua família (Isabel dos Santos bilionária) e em 2º e último lugar os da oligarquia. Não promove perdão até com adversários internos (Dr Moco). Ele diz que a defesa da vida das pessoas está acima de tudo! Onde pára Mfulupinga, Kamulingui, Kassule, Filipe, Kamuku e Epalanga? Quando fala em dialogar e levar os outros à razão, vem à tona o seu crónico entendimento de estar acima de todos!


5.Episódios: convite formulado para dialogar com Dr Savimbi.


Em função da atitude de JES, elevou a sua postura de fraqueza no quadro de patriotismo e liderança. Quando diz que o Dr Mandela é herói lutando pela libertação nacional e pela independência do seu Povo enquanto o Dr Savimbi lutava contra o governo do seu País e que para tal a comparação não era admitida, JES trouxe à superfície a sua tibieza política. Ele não sabe que o próprio Mandela reconhecia a luta do Dr Savimbi. Na década dos 90 o Dr Mandela recebeu, na sua aldeia, o Dr Savimbi, o que é muito marcante na tradição e cultura africanas. Se calhar JES nunca recebeu um amigo na sua aldeia porque ninguém sabe onde nasceu, fazendo-o no Palácio que não é dele. Importa ainda dizer que quando o MPLA trouxe para Angola cubanos, JES pretendia que fossem dizimados os da UNITA! Ele não sabe que quando se está num poço de água ninguém rejeita a mão que socorra. Quando com os “slogans” se ouvia, Dr Savimbi-fantoche, nunca conversar com a UNITA, o Dr Savimbi, politólogo que era, dizia que na gramática politica o advérbio de tempo, nunca, não consta. A solução passava pelo destaque permanente da razão e da força e que a força faria da nossa razão a nossa força. Foi por isso que JES apertou a mão do Dr Savimbi ao 31 de Maio de 1991, graças à sua resistência pela democracia. Se não fosse o Dr Savimbi, Angola continuaria hoje um estado com regime monolítico porque o próprio JES tem afirmado que a democracia lhes foi imposta! Por quem? Pelo Dr Savimbi. Há homens no mundo que eliminam os seus adversários por estes serem superiores a eles.


5.Sobre o relacionamento com Israel, Brasil e Portugal.

JES mostrou a sua real face de preterir os angolanos e notabilizar Israel na determinação da eliminação física do Dr Savimbi.


6.Comentários resumidos às várias respostas dadas:


a) Não é verdade que JES aposte na agricultura e na indústria. Só para exemplificar, a SADC recomenda a atribuição de 10 % no quadro do OGE, mas Angola ficou em1,01%, não aceitando a proposta da UNITA em fazê-lo crescer para 3,03 %.Hoje importamos alface, cebola, alho, milho, água, energia em Namakunde, entre outros.


b)Angola conta com 36% de pobres, sr JES? Não! São mais de 60% e com maioria a atingir o limiar de pobreza.


c)O sr JES diz não haver riscos de instabilidade social! Que pena! Com o crescente fosso entre ricos e pobres, acha que os angolanos não são inteligentes para destrinçarem o bom do mau? Ao invés de se preocupar para o barril de pólvora não explodir, afinal não faz a leitura dos tempos?


d)”Não sei se algum dia vamos ultrapassar a corrupção”! Ah! Neste particular ele assume-se como corruptor. E disse a única verdade na entrevista. Significa que com ele não há preocupação de engajamento para se decapitar a corrupção porque ele é o 1º actor. Porém, os angolanos, sem ele, vão vencer esse cancro.


e)Em Angola ninguém tentou o método da Primavera Árabe. Fico com a perceção de que JES vive o síndroma do medo. Logo, espiritualmente não é livre.


f)JES pensa na transição mas não vê quem o substitua no MPLA o que contradiz com a sua lógica de se orgulhar no capítulo da formação de quadros!


g)Um outro aspeito de destaque prende-se com a perca do Norte do seu partido no capítulo do posicionamento ideológico. Isso revela falta de sentido de estado no direcionamento dos povos de Angola enquanto partido que sustenta o governo.


h)JES ao longo de todo o seu consulado não encontrou estadista africano que sirva de modelo! Para que a pergunta não ficasse sem resposta, dum modo abrupto preferiu citar o nome do Presidente Lula da Silva! Nem já o Presidente Mandela que soube reconciliar a África do Sul, que ele próprio dizia ter lutado pela libertação do seu Povo!


9) Maquiavel dizia: “se tudo é importante, então nada é importante.”


Quero com isso dizer que de todas as inverdades ditas pelo senhor JES, a mais saliente que me surpreendeu foi dizer que na história de Angola seria recordado como grande patriota! Que disparate!


“Cda “ JES, a Pátria é um conjunto formado por 2 elementos: o meio físico e a parte humana que compreende todos os filhos nascidos nessa parte física. A Pátria é a Casa_mãe, é a Casa do Pai, é que nos faz andar’ é que nos congrega e é o que nós somos. A Pátria não exclui nenhum dos seus filhos.


“Cda” JES, a Pátria congrega os seus filhos e o “cda” utiliza políticas de exclusão, dando emprego a quem tenha cartão de membro do MPLA e diz ser patriota?


“Cda” JES, o velho Holden que iniciou a luta de libertação nacional, não conseguiu 3 mil dólares americanos para se tratar fora e o “cda” quando doente vai à Espanha com o dinheiro dos angolanos e diz ser lembrado como grande patriota?


“Cda” JES, sabe o destino que deu ao Professor Mfulupinga, Kamulingui e Kassule? Um patriota faz desaparecer compatriotas?


“Cda” JES, hoje dia 7 de Junho, foram a enterrar os angolanos Kamuku e Filipe, quem é o garante da CRA e da Lei? O “cda” pronunciou-se? E quando morreram 40 angolanos num acidente no K.Sul em Maio de 2012, porventura teria decretado luto ou ignorou por serem angolanos aderidos à UNITA?


“Cda” JES, se quer ser lembrado patriota, trate o Dr Moco como trata os demais do mesmo partido!


“Cda” JES, se na verdade quer ser lembrado patriota, mande passar certidões de óbito dos nossos compatriotas Nito Alves, Zé Van-dúnem, David Zé, Sita Valles e liberte os corpos de Jeremias Chitunda, Salupeto Pena, Eliseu Chimbili e diga onde repousam os restos mortais de Adolosi Mango e permita a cerimónia fúnebre do Dr Savimbi.


“Cda” JES, é patriota e não permite programas para se dar água aos compatriotas do Cunene e não só? Tudo porque não anuiu em fazer uma projeção orçamental que possibilitasse a materialização de programas virados à satisfação das necessidades do povo?


Portanto,”cda” JES, a sua história está manchada. De patriotismo nada tem. Fique sossegado que será sempre lembrado como António de Oliveira Salazar!
                                                                                                 Vitorino Nhany
                                                                                        Secretário Geral da UNITA