No domingo de manhã, ás 8H00, íamos nós a caminho da praia quando fomos abordados por dois policias de moto. Admirados, questionamos qual o motivo de tal abordagem, uma vez que não tínhamos feito absolutamente nada, e tínhamos acabado de sair do hotel!

A explicação dada pelo agente Sr. Francisco Kamba, é que a nossa viatura estava com aspecto novo, muito bem conservada para a matricula antiga que tinha!
Ora passa a pedir os documentos e como o carro é do serviço do meu marido, que trabalha para os consultores Kworum Capital, no BPC, demos conta que algum dos motoristas que usam a viatura durante o dia, teriam de certeza tirado a credencial de serviço dele.

Não posso também deixar de mencionar que o agente policial pensou que o meu marido era meu motorista por ele ser negro e eu ter a pele clara!

Ainda se atreveu a perguntar se as crianças dentro do carro eram nossos filhos!
Ora isso e o facto do livrete ter sido tratado em Outubro do corrente ano, o que lhes fazia suspeitar de documentos “ilegais” foi motivo para nos levarem até á Unidade Operativa da Policia de Benguela onde fomos detidos e abandalhados por 4 horas.

Obrigaram-nos a sair da viatura, alegando que não podíamos ficar dentro dela, pois o carro, ia ficar detido para investigações. Eu, grávida, com uma criança de 7 e 2 anos de idade, de pé por 4 horas, ao sol, enquanto vários policias se divertiam com a nossa situação pois como eles próprios diziam, era domingo, no dia seguinte, era feriado, e mesmo que o BPC envia-se a declaração por fax, que íamos continuar detidos em investigação dos outros documentos que tudo indicavam ser falsos!

Após vários telefonemas, a amigos e família, conseguimos que um amigo que conhecia o Comandante da policia de Benguela, nos ajuda-se.

Decidimos que íamos voltar para o hotel a pé, e quando alguém que nos pudesse ajudar chegasse que o meu marido voltaria lá á Unidade Operativa da Policia de Benguela para resolver então o problema. Mas para isso, precisamos de algum documento a certificar de que iam ficar com a viatura e com os nossos documentos. Recusaram-se a passar o documento e a nos deixar sair da Unidade pois estávamos detidos!

Assim ficamos até as 10H00 da manhã, quando recebemos um telefonema a confirmar que a ajuda estava a chegar, os policias que nos haviam detido aperceberam-se que alguém poderiam nos ajudar, pegaram nos documentos todos e subiram nas motos e foram-se embora!

Ora a nossa ajuda chegou por volta das 10H30 com ordens do Comandante para nos libertarem, e só conseguimos localizar o agente Sr. Francisco Kamba ás 12H30, quando o mesmo decidiu aparecer para entregar-nos os documentos e cheio de maus modos nos disse que isto não tinha terminado assim pois tinha tirado cópias a tudo e que ia continuar a investigar!
 
A responsabilidade do governo significa que as autoridades públicas — eleitas e não eleitas — têm a obrigação de explicar as suas decisões e acções aos cidadãos. A responsabilidade do governo é alcançada através do uso de uma variedade de mecanismos — políticos, legais e administrativos — com o objectivo de impedir a corrupção e de assegurar que as autoridades públicas continuem responsáveis e acessíveis às pessoas a quem servem. Na ausência desses mecanismos, a corrupção pode florescer.
 
Não há o direito que continuemos a ser maltratados por agentes da policia cuja sua função é nos proteger!
 
Em qualquer pais do mundo, o cidadão tem o direito de em caso de falta de documentação de em 24h ir se apresentar á unidade policial os documentos em falta. Em casos de maior gravidade, a emissão de uma multa.Agora prenderem uma família como se fossemos uns bandidos, é intolerável, quando a altos gritos se ouve dizer que Angola está a mudar!
 
Melhores cumprimentos.
Ana Almeida
Fonte: Club-k.net