Luanda  - Na história do nosso jornalismo e caso as coisas tivessem corrido bem/conforme tinham sido inicialmente acertadas, eu deveria ter sido o primeiro jornalista angolano a entrevistar o líder da oposição (ainda armada), na altura Jonas Savimbi (JS), para a média pública/RNA.

Fonte: Morrodamaianga.com

Estávamos em 1991/92 e eu era o editor/moderador do primeiro programa de debates e entrevistas, o "Em Grande Plano" ou "Em Ponto Grande" (estou com algumas dúvidas), que foi criado na RNA na sequência da abertura política e da assinatura dos Acordos de Paz de Bicesse.


Fui o moderador do primeiro debate em directo sobre o processo de paz entre as delegações do Governo e da UNITA na CCPM que reuniu nos estúdios da RNA num frente a frente Fernando da Piedade Dias dos Santos e Salupeto Pena.


Decidiu-se depois entrevistar JS para o referido programa, tendo a data sido acertada, após a aceitação do convite pelo nosso interlocutor.


Tudo corria sem problemas de maior, quando há um dia ou dois para a realização da entrevista que seria feita em directo, chegou a "ordem superior" dos Combatentes a mandar cancelar a entrevista, sem qualquer tipo de razão plausível, ponto final parágrafo.


Como é evidente não aceitei esta interferência editorial do poder político e não tive outra alternativa que não fosse pedir a minha demissão da condução do programa, que viria posteriormente a desaparecer da grelha da Nacional.


Foi a partir daí, dessa entrevista sabotada, que o meu "destino" na RNA foi decidido contra a minha vontade


Nunca mais fui "gente" naquela "casa de rádio", para onde entrei com os meus 18 anos de idade.