Luanda – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, indicou no inicio deste mês, em Luanda, o brigadeiro Paulo Manuel Minguito Francisco para exercer cargo de Chefe do Estado Maior do Elemento de Planeamento (PLANELM, em sigla inglesa) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Fonte: Club-k.net

Antes da sua nomeação (através do Decreto Presidencial n.º 49/13), Paulo Manuel Minguito Francisco ostentava – desde Agosto de 2011 – o cargo de chefe-adjunto da Direcção de Operações para a Manutenção de Paz, da Direcção Principal de Operações do Estado Maior General das FAA.

O Planning Element, ou melhor, Elemento de Planeamento (PLANELM), ao contrário de outras comunidades económicas regionais, ou regiões, que têm sede permanente, é a única estrutura permanente que está localizado na sede da SADC, em Gaberone.

PLANELM é composto por um militar regional, policiais e funcionários civis destacados dos países membros da SADC em rotação. 

De recordar que a PLANELM é uma organização autónoma que não se destina a ser incorporado à estrutura SADCBRIG durante as missões reais. Ele opera em uma base diária como uma ferramenta do órgão da SADC sobre política, defesa e segurança e recebe sua orientação do Comité SADC de Chefes do Estado-Maior da Defesa e da Comissão de Chefes de Polícia da SADC.