A carregar...

Carta Aberta ao Presidente da República sobre a situação na Lunda- Norte – Militantes do MPLA

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 2.00 (2 Votos)

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
SUA EXCELÊNCIA SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA
CHEFE DO EXECUTIVO E COMADANTE EM CHEFE.
OS NOSSOS MELHORES CUMPRIMENTOS:


Lunda – Norte - Excelência, viemos através desta carta, apresentar as nossas inquietações, as nossas preocupações e as nossas lamentações. Também queremos dizer que, somos encarregados de educação dos nossos filhos, e somos membros acérrimos do MPLA, vivemos nesta província e constatamos toda realidade.


Pedimos, que este seja o momento de propor algumas medidas dura no sector da Educação na Lunda – Norte, é de mais e tornou insuportável. Não temos ódio nem ciúme de ninguém porque séria um pecado, aliás sendo membros e encarregados não vamos permitir em nenhum momento que as pessoas continuam a desgastar a imagem do PARTIDO na província, não vamos permitir que as pessoas usam o PARTIDO e as CAMISOLAS como capa para fazer e desfazer a tal ponto desequilibra o partido para o bem deles. Porque eles dizem sempre, “enquanto MPLA esta no poder nós vamos aproveitar” falando assim não têm mesmo vontade de ajudar o executivo a desenvolver o seu programa prometido a este povo.


As vezes aqueles que repudiam as suas ideias, lhes chamam de OPOSIÇÃO e lhes atribuem nomes dos partidos que até nem pertencem. Tudo isto é para amedrontar para conseguir desfazer.
Também queremos alertar, nem todos que exercem cargos aqui se entregam para ajudar o partido, só disfarçam.


Vamos explicar aquilo que nos interessa muito mais, e o que esta a nos criar inquietações. Isto é no sector da EDUCAÇÃO.


Excelentíssimo para que não seja tarde de mais, queremos com a tua ajuda que se corte o mal pela raiz. E é já.


Com esta introdução viemos denunciar o seguinte: Este sector e os chefes (Directores) que passam lá, tornaram pedra de escândalo aos professores, aos alunos aos encarregados de educação até aos próprios funcionários, porque nenhum chefe que passa neste sector resolve os problemas pendentes e graves que existem no mesmo, só pioram. Este sector tornou fonte de riqueza para todos os chefes principais desta província, mesmo não trabalhando no mesmo. Quer dizer existem alguns chefes, que não pertencem no sector da EDUCAÇÃO recebem salário como professores, na realidade não são. Recebem salário no seu serviço real e ainda tem nome na EDUCAÇÃO, mesmo assim dizem sere chefes do executivo, militantes e secretários do MPLA. Esta forma é ajudar o GOVERNO e o partido? Este caso é uma realidade ninguém pode desmentir, é assim mesmo.


Até neste momento a nível da província o sector da EDUCAÇÃO é único ainda que persiste e insiste em fantasmas, é único ainda que continua a roubar dinheiros dos PROFESSORES, é o sector a nível da província se calhar a nível do pais que ainda os funcionários não conhecem as folhas verdadeiras do salário, é o sector que ainda tem folhas de salário falsos. Vejam as tantas irregularidades que reinam no seio deste sector.


Esta direção só transforma ricos os Directores províncias, sobre tudo os do mesmo sector; em poucos meses tornam ricos, se não tem casa na capital do pais consegue ter. Mais tudo isto, o chefe do executivo provincial domina muitíssimo e bem, o PARTIDO e a JMPLA dominam bem também este caso. Porque as denúncias chegam até a eles e nenhum deles reagem.


Já houve mudanças dos Directores deste sector por causa dos mesmos problemas sim, por sinal são os problemas que têm causado as greves constantes nesta província. Mesmo mudando nada muda também, ainda pioram, aliás só lhes metem lá de figura os que comandam as irregularidades são os que estão no governo.  


Mais se aparece alguém como sindicato a defender este mal, para não prejudicar o OGE e o EXECUTIVO, são chamados de OPOSIÇÃO. Então o que dá para fazer? Calar para eles continuar e a prejudicar os PROFESSORES e o EXECUTIVO ou como?
Professores e as aulas:


Já vão quase, três semanas sem aulas na Lunda – Norte, os professores estão em greve. Como gostam escamotear a verdade sempre dizem tudo esta bem na província. Ao invés de negociar com sindicato preferem ameaçar os PROFESSORES mesmo violarem seus direitos.


 Excelentíssimo, ninguém aceita ver os seus direitos a serem violados constantemente. As pessoas já estão cansadas com essa injustiça.  


Já houve greve no ano passado, a mesma tinha sido revogada com uma condição, houve acordo com o executivo, houve memorando e assinaturas, mais hoje recusam e ameaçam.
Os pontos essenciais:


- Sindicato exige, a reposição dos subsídios de férias dos professores desviados no ano 2011.


- Sindicato exige, reposição dos dinheiros dos professores descontados duma forma assustadora, foi em Maio de 2012.


- Sindicato exige, a eliminação dos nomes nas folhas de salário de algumas pessoas que recebem a mais de um salário e repor no cofre do estado.


- Sindicato exige, o pagamento dos subsídios de coordenação e de cargos de chefias que não se paga nesta província.


- Sindicato exige, dinamização do sector, isto é mudança dos Directores municipais e das escolas.


- Ainda sindicato exige tantos pontos cadentes que não tivemos tempo de mencionar.
Mais um caso. Depois dizem que os professores da Lunda – Norte são grevistas:
São eles que provocam tudo isto. É de lamentar tipo de comportamento que existe neste sector, todos chefes que entram se é bom, quando vê dinheiro torna mau e malfeitor, esquecendo até direitos dos outros. Os professores novos, até aqui não têm o seu salário em mão, enquanto noutras províncias já receberam todos meses, Lunda – Norte como é outro pais só querem lhes dar um mês e ninguém sabe o porque. Agora queremos saber os outros meses vão a onde? Exigimos que lhes dê o que é deles para evitar outros problemas.
O novo Director foi despejar os professores que vivem na casa que pertence a educação para ser dele se calhar, metendo os professores na rua. Que pena.


As ameaças e suspensão das negociações:


Estamos perante há um problema sério.


O sindicato depois de ficar desesperado e aborrecido com tipo de desprezo e mau comportamento dos chefes, acharam melhor de lhes enviar uma carta que continha algumas palavras de nervosismo que os chefes considera pouco abonatórias e ofensivas. Mais isto não pode ser motivo de ameaças e se aproveitar nelas para suspender as negociações.

 

Nós conseguimos ouvir algumas palavras que continha esta carta “ Corruptos; quem protegem gatuno também rouba”. Sinceramente, são essas palavras que podem causar a suspensão das negociações? Há um grupo que esta a enganar e a induzir o governador em erro, para abafar o processo porque não estão a ver como dar solução a este problema. 


O senhor Governador cometeu erro grave, que nunca pode ser cometido na governação. Ao invés de resolver problemas que ele assumiu em resolver não, passou o comunicado a rádio dizendo que  se os professores não trabalhar vão ser substituídos, dando mais coragem aos que cometem sempre. Será que ele já tem lei de substituição? Então a pessoa que reclama o seu direito tem que ser substituído?


Estão a espera que ele e o senhor Bartolomeu Dias façam a substituição dos professores; que lhes dê o que é deles, fora disto ele se enganou. Não queremos que ele cria uma revolta aqui, fazendo isto ele vão causar problemas graves. Ninguém tem medo com a substituição.
Sua excelência se dependesse de nós pediríamos a exoneração dele e do Director provincial da educação, antes que seja tardem de mais.
 

A decepção dos pronunciamentos do Governador e do comunicado do conselho executivo do PARTIDO.

A província e alguns militantes do MPLA ficaram muito decepcionados com os pronunciamentos dos nossos camaradas. Mais uma vez mostraram e provaram que são eles culpados e defensores do mal desta província, mais uma vez mostraram que são eles cobridor dos desvios dos dinheiros públicos neste sector, provaram mais uma vez que são eles que defendem os gatunos que sempre prejudicam os dinheiros aprovados no OGE que até devia fazer algumas coisas para esta província. O Dr. Ernesto Muangala no dia 12/6/2013 ameaçou os professores de serem expulsos e substituídos por reclamarem os seus direitos, apoiado pelo secretariado do partido. Mais então nós perguntamos, o governo aceitou e assinou com determinado prazo que ia pagar e resolver todos problemas que estão no memorando porque? Fazendo isto minam o processo que esta em curso e proteger mais uma vez os homens do mal. O que devia fazer é continuar a conversar e negociar com SINDICATO apesar dos pesar, porque eles têm toda matéria e prova palpável desses malfeitores que lixam os professores e o Governo, agora usaram método de afastar o sindicato para não serem exigidos em afastar esses homens. Também não se admite o chefe reconduzir alguns Directores das escolas que cobram cimentos nos alunos e nomear outros sem qualidades que até não sabem o que é a educação e nunca foram professores. “Quem aceita o mal sem protestar, coopera realmente com ele” Martim Luther King. 


Em resumo de tudo isto e a conclusão, todos participam nestas irregularidades sem dúvidas.
Não há expulsão nem substituição:


Excelentíssimo, por nós eles é que devem ser substituídos, a partir do número 1 da província até seus camaradas. Ele é pai que deve defender os filhos, porque recusa os defender só defende os malfeitores?


Sem ele pensar assim, primeiro tem que ver o que vai causar, quais são as consequências. Aliás isto pode provocar GREVE NACIONAL e eles não estão a ver esta parte.
Nos próximos tempos vamos mostrar o vídeo da tomada de posse dos chefes que foram reconduzido e vamos assinalar os Directores corruptos neste vídeo.
Dizem eles que foram ofendidos por lhes chamarem corruptos e gatunos, agora vejamos:


1º Alguém que identifica o mal e promete levar caso a justiça e depois não faz qual o nome merece?


2º Alguém que conhece, recebe as denúncias dum Director duma escola que altera pautas, vende notas, intimida alunos, para aprovar tem que dar dinheiro. E o mesmo paga dinheiro usa os secretários do partido para ser defendido, qual o nome vão merecer?


3º Alguém que recebe dinheiro de alguns Directores das escolas do IIº ciclos, quer dizer é usado como ponte para levar dinheiro naquele que exonera para os mesmos não serem exonerados, qual o nome merece?


4º Alguém que aceita alguns Directores das escolas lhe corromper com a construção de uma casa para não serem exonerados, que nome merece?


5º Alguém que sabe, vê e deixa um grupo que desvia e rouba tantos milhões que devia servir a província e o pais sem lhes punir que nome recebe?


6º Alguém que sabe que existe um grupo, através das folhas de salário como folhas de código 67, ADPP e Contrato saca os dinheiros do estado para seu fim e não lhes faz nada qual nome deve receber?


7º Mesmo sabendo que existe, um grupo que tem a mais de um salário e os outros recebem dinheiro ficando em suas casas mesmo sem trabalhar não lhes tomam medidas, os que lhes cobrem que nome devem merecer?


Por isto, não se pode tapar o sol com a peneira porque raios solares vão aparecendo. Que negoceiem. 


Esses chefes não vão ajudar em nada, só querem usar arrogância, prepotência e ameaças.
Ainda chama os professores que não são patriotas e irresponsável, agora que patriota aquele que viola direito dos outros?


Nós sabemos que haverá alguns, ao ler esta carta vão dizer que isto é mentira. Se é mentira, pedimos a sua excelência que crie uma comissão, venha para cá e converse com sindicato, com a Direcção e com o governo se muitos não vão desmaiar depois de mostrar provas. 


Tem nos admirado sempre, será que as comissões e as expensões nacional que têm passado nesta área têm dado mesmo bom relatório ou ainda também lhes cobre? Oh nosso Deus.


A partir deste momento, decidimos de começar fazer as denúncias através deste portal, porque é único meio que a informação pode chegar.


Pedimos a sua excelência que vele por este caso, por favor já estamos cansados. Sem a intervenção de sua excelência as coisas fica como se fosse noutro mundo. Este vai ser a última batalha, queremos que se acabem todo mal neste sector e levar alguns a cadeia como aconteceu no UIGE, HUAMBO, CABINDA etc. será que eles que estão na cadeia não são militantes do MPLA? E  Lunda – Norte porque não?

Desde já os nossos agradecimentos.


Desejamos boa saúde, bom empenho de sempre, que Deus te aumente mais anos de vida, mais sabedoria de dirigir este Angola.

OS militantes atento.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

+2 David Luepo 30-06-2013 16:01 #25
repor a legalidade de acordo a constituição regente aprovada pelo sufrágio voz do povo. Somos milhões e muitos que nos cofiam e devemos resolver os problemas de a maioria de acordo o voto de confiança, única via que combateria a pobreza e´´ O MPLA RUMO AO FUTURO MELHOR``, todos quriamos condições melhor.
0 Muangolé até a morte 21-06-2013 19:11 #24
feriram a minha alma, prometeram, prometeram nada se fez, ja votamos queremos ver a realizaçao das vossas promessas
parti parti é so caraças,
+1 anonimo 19-06-2013 10:03 #23
Eu sempre disse, aquele que diz ser da lunda deve amar e lutar para o bem da sua provincia, só é nosso aquele que nos quer ver bem. Sr. Presidente ponha em pratica a tolerancia zero para que os
gatunos estegem nos seus lugares certos
(cadeia)...
-4 Comissao Executiva 18-06-2013 21:59 #22
A Comissao Executiva do CP do MPLA desmascara categoricamente o jogo sujo e anti-democratic o de alguns cidadaos residentes no Dundo e identificados com UNITA,PRS e CASA-CE,sob capa de SINPROF,intitul ando-se de militantes do nosso Glorioso MPLA.A Comissao Executiva reafirma o seu total apoio as medidas tomadas pelo Governo Provincial da Lunda-Norte face a paralisacao illegal das aulas em algumas escolas do Dundo e Lucapa.
0 Indignado 18-06-2013 21:09 #21
Ingénuos!
-1 Manuel Muamucueji 18-06-2013 18:55 #20
Caros leitores,eu vivo em Calonda,Municip io de Lucapa.Estavamo s mal antes da nomeacao do Governador Muangala.Hoje a Lunda esta a mudar,o MPLA esta forte,deu o exemplo vendedor de 4 a 1 em 2008 e 5 a 0 em 2012 pela primeiras vez,pelo trabalho dos sues militantes com Cda Primeiro Secretario Ernesto Muangala.Os do sinprof receberam dinheiro da Casa e da UNITA para criarem dificuldades no sector.Nos militantes do MPLA estamos com o Cda Presidente J.E.dos Santos e com o nosso Governador e Primeiro Secertario Ernesto Muangala.
0 Jorge Bumba 18-06-2013 18:45 #19
Esta carta Alberta nao foi subscrita Por militants do MPLA.Trabalho do PRS,UNITA,CASA- CE infiltrados no SINPROF.Encoraj o o Governo da Lunda-Norte a perseguir o Bom trabalho que tem realizado com o Cda Governador Ernesto Muangala a frente.Indiscip linados,desobed ientes fora.J.B.
0 Jamuana do dagosto 18-06-2013 10:09 #18
eu conheci esse tal de Dr. muangala na provincia do Zaire como Secretario provincial do prs, com um passado pela unita e já estive com um tal tony para passar a branquear a imagem dele nos jornais. lembram-se daquela história da possível nomeação para ministro da saúde? (coisa de loucos)
0 alberto bento 18-06-2013 10:03 #17
.
Pensem um bocado na trajetória do muangala, - quais são os partidos que ingressou antes de ser do mpla? - vocês estão preocupados com a vossa situação (com justiça) mas os milhares de angolanos que vivem nessa provincia, que não tem agua potável, energia, medicamentos, portanto o básico para um ser humano sobreviver, oque que vao dizer em relação a essa desastrosa governação? O muangala e os seus colaboradores imediatos entre eles muacabalo, muquedi, chissupa, blair, nené curita, etc., (a lista é grande) estão, eles sabem o que vocês passam e riem-se.
0 juzé 18-06-2013 09:26 #16
você são todos do p.r.s. portanto não vamos atender as vossas queixas, só resolvemos os problemas do m.
estávamos interessados na vossa camanga, agora como já não dá nem para construir estradas, virem-se porque o petróleo é que está a dar.
queremos saber como é que vocês vão-se virar. o mungala está a limpar a imagem dele no mpla, já não quer nada connvosco. já tem bilhete de identidade de luanda. manda lixar os kiokos burros
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL