A carregar...

Carta Aberta ao Ministro Rui Mangueira sobre o sector da justiça na província do Zaire - Lucau Melo

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Soyo - Excia, sou um pacato cidadão residente na cidade do Soyo, na Província do Zaire, conhecida como a capital económica dessa Provincial, desde a exploração petrolífera no offshore e offshore, acentuada com a instalação da fábrica do gás natural, e é a mais populosa da Província.

Fonte: Club-k.net

Atendo aos factos que sou, uma análise geral que os seus munícipes fazem para com o funcionamento das instituições estatais, sobretudo os sectores sociais, nota-se, no Sector que dirige a nível nacional, elevadíssimas irregularidades, beneficiando os seus funcionários de cargo em detrimento dessa população, que vive sem as boas viagens de circulação Soyo/Mbanza-Kongo/Luanda, para não falar da sua interligação com os outros quatro Comunas, por essa razão (vias).


Excia, minha modesta curiosidade de bater vossa parte por esta via, surge pelo que vivemos nesse sector a nível da cidade do Soyo, isto é, sobre o funcionamento do Registo Civil, Notariado e Identificação, amputado no seguinte:


1.- No Registo Civil, o seu Chefe Sr. Gomes, privatizou-o, fazendo deste uma propriedade privada, onde as suas ausências dentro e fora da Província, são representadas e unicamente por sua colega e IIª dama, conhecida por “Tia Bela”, quem nas suas falcatruais construiu uma casa de raiz no Bairro Kindombele zona do Kinwica, por detrás do complexo residencial dos trabalhadores da Alfandega do Soyo. Aqui, por ele, em troca de valores financeiros, são legalizados fora das exigências predefinidas pela lei, na obtenção da cidadania Angolana, cidadãos dos dois Congos, em detrimentos dos verdadeiros retornados que a guerra arrastar e outros naturais que mesmos legais com todas testemunhas, devidamente conhecidas lhes são postos impasses. Essa, sem dúvida de errar, é um dos métodos que os cidadãos da RDC e do Congo Brazzaville, encontraram para melhor penetrarem nas empresas petrolíferas e instituições do Estado (Educação, SME e outras), sob capa de cidadãos Angolanos das Províncias de Cabinda, Uíge, Zaire, esta última, com maiores frequências na Comuna de Pedra de Feitiço (aproveitando a sua fácil faixa fronteiriça com a cidade do Boma/RDC).


2.- O Notário, pelo seu papel, assumiu a ilegalidade legalizada nos testamentos de falsos parentes, legalização de falsas propriedades (terrenos) e outros bens, quer familiares como adquiridas de forma fraudulenta, por essa razão, mesmo funcionário público, em menos de 12meses de obras, ergueu uma hospedaria de 3ªcategoria, nas mediações da via que liga entrada da Base do Kwanda com o Porto Comercial do Soyo.


3.-  A identificação Civil, uma das áreas esperadas pelos desfavorecidos (jovens e velhos) de difícil deslocação do Soyo para M’Banza-Kongo, Cabinda e/ou Luanda (vice-versa), pelas despesas que isso acarreta para aquisição desse titulo da cidadania Angolana, desde sua instalação na cidade do Soyo, nunca funcionou com tal, devido o comportamento seguidista da sua chefia, aos demais colegas do Sector da Justiça, fazendo-o de fonte de enriquecimento fácil, pelos bens que os outros dois e como colegas têm que nada vem do salário que auferem.  

Por essa razão, mesmo com a rigorosidade que encontra por parte da Diretora Provincial e do seu Chefe da Identificação na Província, orientada que é na aplicabilidade dos valores dos cativos que recebe e das comparticipações, hoje a área se encontra paralisada devido a falta de (02) aparelhos de A/C de 24”, já que os atuais dois instalados na sala dos técnicos e na parte de impressão dos B.I., são de 18”, pela enchentes que conhecem nos dias normais e a contar com o clima quente da área,






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Quinchia 19-06-2013 11:30 #17
E pena falar do Soyo, mes os covernantes sabem muito bem que a direccao do registo civil como notario sao os departamentos mais falados, mes o nosso coverno nao presta a tensao porque sao farinha do mesmo saco. o Sr, Gomes ja se fala a muito tempo nuca se ves nada...... fuiiiiiiiiiiiii iiiiiiiii
0 SOBRINHO DYE ÉSOYO 19-06-2013 10:44 #16
Caro Lucau estais certo, mas não se espeira muito dum governo na qual os seus foncionarios,
são nomeiados por que os pais.

são militantes do partido.logo essa pratica é que faz com que os orgãos do estado não funcionem, resumindo e concluindo

não


estão por competincia mas por padrinhamento e é muito miseravel isso.
0 FU KYA BELO 19-06-2013 10:31 #15
A doença dos serviços de justiça já o cancro que enferma o regime. Tudo isso assenta na corrupção que enferma o pais, porque ainda em luanda e pior, e doença nacional. De Mbanza kongo e fnla por isso não tem ninguém do mpla para cargo de chefia por não falar de governador
0 FU KYA BELO 19-06-2013 10:22 #14
O langa e que foi buscar a independencia deste pais desde kongo democrático que vos faz hoje. Duvidas vamos aos debates para conhecerem a origem da vossa felicade em detrimento dos seus verdadeiros arquitecto. A historia há de vos tirar os óculos de tabua
0 FU KYA BELO 19-06-2013 10:18 #13
Pedro Machado langa, então como antigo FAPLA foi mercenário. O problema não esta ai por isso a provincia anda enfraquecida porque so do soyo e que mpla e o de mbanza e fnla por isso ate administradores comunais de mbanza todos são do soyo ou nzetu ou ainda tomboko, Ele e e Mbanza kongo.
0 FU KYA BELO 19-06-2013 09:58 #12
Pedro Machado, langa, então como antigo FAPLA foi mercenário. So prque e de Mbanza Kongo pode ser tratado assim, alias, e maninha do muana soyo, que se encontra ate nas comunas de mbanza kongo como administradores já nenhum de mbanza e intelectual. Sabe-se q o nsolongo usado pelo regime se faz mais mpla-Muito Parvo Lider Angolano. Assim enquanto não se sentirem filhos da m provincia, nunca mais aos frutos do petróleo.
0 jesus 19-06-2013 08:08 #11
SENHOR RUI MANGUEIRA ATE HOJE N RESOLVERAM O PROBLEMA DOS FUNCIONÁRIOS DO BUE... MAS NAO PAGAM PK, ESTOU A 10 MESES SEM SALARIO.. VAMOS FAZER MANIFESTAÇAO
0 londrino 18-06-2013 14:32 #10
o proprio ministro Rui Mangueira e corrupto e gatuno portanto esta carta aberta nao vai dar em nada, primeiro temos que acabar com os corruptos que estao no poder so assim e que vamos melhorar as coisas no pais.
-1 Angolano 18-06-2013 13:39 #9
O Soyo é um terreno fértil para esses Langas, como é possível um indivíduo como esse do tal Procurador junto da Polícia do Soyo, depois de tudo quanto se fala sobre ele e não se investiga? As autoridades para confirmarem os factos, já deviam instaurar um inquérito e apurar a matéria. Só o facto dele facilitar e proteger os langas é um crime, para além dele também o ser, mas camufladamente.
0 nigga boy 18-06-2013 12:16 #8
Pois eu conheco perfeitamente as pessoas nesta noticias referidas, sao honostas e trabalhadoras, apesar de niguem ser perfeita ainda mais com o distorco de equilibrio no estado, e sobre a casa e totalmente falsidade, falsidade pura, amigos que pena e coitada da Sra Bela com aquela cazinha que ela tem de sofrimento e contriudo arrasquinha, surge um invencao como estas,!
voces sao incrediveis tente apurar e afinar primeiros as informacoes caros.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL