Luanda  - Feitiçaria e diamantes são as razões dos assassinatos e mutilações genitais de mulheres na Lunda Norte, disse à Voz da America Dom José Manuel Imbamba-Bispo da Arquidiocese de Saurimo

*Coque Mukuta
Fonte: VOA

O bispo disse que  mais de 35 mulheres já foram mortas por razões de feitiçaria naquela zona e que ele próprio já  havia denunciado o facto há mais de três anos.


“As práticas estão ligadas aos garimpeiros que segundo se diz extraiem esses órgãos genitais para poderem no acto do garimpo encontrarem diamantes,” disse o bispo.


“Em vez de se politizar este facto o melhor seria andar ao encalço dos criminosos,” disse.


“Já vão 36 mulheres mortas nesse sentido,” acrescentou.


Dom José Manuel Imbamba disse que população “conhece” alguns dos responsáveis.


Para ele é uma questão da policia “ trabalhar com a população para os indivíduos que alimentam essas crendices sejam presos e os factos esclarecidos”.


“As mortes estão a suceder-se ano após ano pelo que há um trabalho sério que tem que ser feito,” disse o Bispo


“Há indivíduos que segundo as suas crenças tendo esses órgãos pode-se fazer um trabalho para obter facilmente os diamantes,” acrescentou.


A Voz da América sabe que um cidadão de nome José Kauele foi condenado pelo Tribunal local a 22 anos de prisão efectiva em 2010, alegadamente, por ter sido encontrado em flagrante com órgãos genitais feminino.


Na altura, José Kauele, havia acusado o empresário Carlos Joy Fernando Paixão, mais conhecido por “Joy”, de ter lhe orientado a execução física para compra dos referidos órgãos.


A nossa reportagem ouviu o empresário Carlos Joy Fernando Paixão, que diz conhecer José Kauele, mais nega ter sido o mandante e por isso não terá sido condenado pelo mesmo tribunal após 22 dias detido.