Huambo - O ministro da Defesa Nacional, Cândido Van-Dúnem, advertiu nesta sexta-feira, 21, na cidade do Huambo, que o Executivo angolano tomará medidas contundentes para erradicar e desencorajar práticas nocivas e anti-sociais que alguns cidadãos tentam levar a cabo, um pouco pelo país, em particular naquela província.

Fonte: Angop
 
O governante respondia, à imprensa, no final de uma visita de 24 horas a circunscrição, ao ser interpelado sobre actos de intolerância política, já denunciados oportunamente.
 
"Alguns cidadãos, bem identificados, mantêm e persistem na perspectiva da desestabilização, procurando criar sentimento de temor no seio das populações", referiu o ministro, antes de reforçar que "o fenómeno da intolerância política deve ser visto como  acto de delinquência e existem órgãos competentes para dar resposta a estes casos".
 
A par isso, o ministro da Defesa Nacional considerou excelente a relação entre as tropas da Região Militar Centro e o Governo Provincial, que tem permitido reafirmar a inquebrantável disponibilidade para o cumprimento das nobres missões do Estado.
 
O governante fez estas considerações, em declarações à imprensa, no final de uma visita de 48 horas a esta Região Militar, que abrange também as unidades de Benguela, Bié e Kwanza Sul.
 
“Apraz-me destacar a relação harmoniosa e profícua existente entre os diferentes sectores que integram o Executivo e as Forças Armadas Angolanas, pós constatamos que o Governo do Huambo tem sabido corresponder com as suas expectativas”, enfatizou.
 
Segundo o ministro da Defesa Nacional, “os efectivos da Região Militar Centro reafirmaram a sua inquebrantável disponibilidade em continuarem a cumprir com a missão a que lhes foi incumbida”.
 
Referiu que esta relação representa a grande responsabilidade do Executivo para com os seus filhos. “Estou satisfeito com a organização e preparação dos efectivos que dão muitas garantias, sobretudo do ponto de vista das missões atribuídas aos efectivos”.
 
Como é óbvio, acrescentou Cândido Van-Dúnem, tal como sociedade civil, as FAA também enfrentam grandes preocupações sociais, motivo pelo qual constamos as questões que fazem parte do quotidiano de qualquer comunidade e sobre o cumprimento do programa do governo local, cujo balanço é bastante positivo.
 
“Terminamos a visita de dois dias a esta região e saímos com sentido de missão cumprida, tendo em conta os resultados obtidos ao longo das constatações. Vimos que os nossos soldados continuam conscientes e firmes aos ideários da Nação e em torno das orientações do Comandante em Chefe das Forças Armadas Angolanas e Presidente da República, José Eduardo dos Santos”, frisou.
 
Durante a sua estada no Huambo, o titular da pasta da Defesa Nacional manteve um encontro de cortesia com o governador Provincial, Fernando Faustino Muteka, o segundo comandante da Região Militar Cento, tenente -general, João Serafim Kiteculo, e com os oficiais superiores da referida região de quem recebeu informações sobre a situação operativa desta zona militar.