Cabinda – Realizou-se nos dias 27 e 28 de Junho de 2013, sob o lema: "UNITA na vanguarda da estabilidade, politica e social, consolidemos o estado democrático e de direito", a IVª Reunião Ordinária do Comité Provincial do partido, orientado pelo secretário provincial Sr. Estevão Neto Pedro, membro do Comité permanente da Comissão politica.

Comunicado final

A reunião analisou a vida interna do partido e a situação politica, económica e social da província, tendo no final dos trabalhos tomada as seguintes decisões:

1 - Os participantes decidiram adoptar um programa de acção de mobilização que visa o recrutamento de novos membros para fileiras do partido a ser desenvolvido durante ultimo semestre do ano de 2013.

2 - Os participantes recomendam ao Executivo do secretariado provincial do Partido, no sentido de definir estratégias de formação política de capacitação dos quadros do partido a todos níveis da província;

3 - O comité provincial alerta a população angolana em particular de Cabinda, no sentido de preservar a paz e o espirito da reconciliação Nacional entre os Angolanos.

4 - Os membros a reunião exortam ao Governo da Província de Cabinda a envidar o esforço no melhoramento na distribuição da energia e agua as populações;

5 - O Comité Provincial recomenda ao secretariado provincial do Partido a criação de grupos de acompanhamento para melhor fiscalização dos programas de desenvolvimento económico e social do governo em todos os municípios;

6 - Os participantes a IVª do Comité Provincial exortam ao governo da província de Cabinda em particular administrações municipais de Buco-Zau e Belize na melhoria das condições sociais das aldeias do Nsinde e a Comuna do Luali.

7 - A reunião insta ao governo da província para eliminar a política de exclusão social aos quadros da UNITA, no que tange as oportunidades, sua inserção social nos órgãos do estado na província.

8 - Os participantes a reunião, apelam ao governo local, para que haja um diálogo franco e aberto entre o governo da província e os sindicatos de Cabinda, no sentido de ultrapassar todas as questões pendentes que constam nos seus respectivos cadernos reivindicativos.

9 - A UNITA em Cabinda, solicita ao Governo da Província, uma explicação exaustiva sobre as obras do Hospital provincial que já abarca a mais de 6 anos sem a sua conclusão; de igual modo a falta de fármacos, material gastável, a má prestação de atendimento aos pacientes nos centros hospitalares da Província.

10 - O comité provincial exorta as autoridades tradicionais da nossa província, para pautarem na defesa das populações nas suas áreas de jurisdição e não politizar esta classe a favor do MPLA para subalternizar o povo.

11 - Os participantes a IVª reunião manifestam a sua preocupação pela movimentação do Material bélico que se regista na província, pelo que solicitam um esclarecimento público aquém do direito.

12 - O Comité Provincial da IVª Reunião Ordinária, reafirma a sua vontade de cooperar com todas as forças vivas da paz, primando pela defesa das conquista históricas alcançadas, levando Angola e os angolanos a realizar o sonho do convívio das nações modernas, verdadeiramente livres e democráticas do mundo.

13 - O Comité provincial Louva o desempenho da Direcção do Partido e enaltece incondicionalmente o apoio do Presidente do Partido Dr. Isaías Ngola Samakuva na condução dos destinos do Partido.

Cabinda, aos 28 Junho de 2013.

O Comité Provincial da UNITA em Cabinda.