Birmingham - O propósito foi manifestado numa reunião das Associações Comunitárias Angolanas do Reino Unido e da Republica da Irlanda que decorreu na cidade de Birmingham esta semana.

 Fonte: Club-k.net/AAGM

AAGM - Associação Angolana na Grande ManchesterO objectivo é assegurar, enquanto parceiro social, a representação das comunidades junto dos organismos nacionais e internacionais, coordenar a actuação dos seus membros em matéria de interesse comum e desenvolver iniciativas que contribuam para o progresso, reforço da imagem dos angolanos e actuar junto das entidades publica estrangeiras na defesa comunidade, propondo ou pronunciando-se sobre medidas legislativas ou outras consideradas relevantes para o progresso das comunidades.

Participaram no referido encontro a Associação Angolana na Grande Manchester, (AAGM), a Confederação das Associações da República da Irlanda, a N’gola- Associação da comunidade Angolana East London & Essex, a Angolan Forum Community Associate West Midland, (AFCAWM) e a Angolan Comunity in Conventry (ACCV).

A reunião teve grande concorrência e durante os debates varias propostas foram feitas para que tal projecto fosse levada em diante. Assim sendo, criaram -se varias comissões que irao e laborar os documentos indispensaveis e necessários para a constituição da referida confederação.

A Associação Angolana na Grande Manchester (AAGM), ficou encarregue de elaborar os estatutos, a Associação de West Midlands elaborar a lei eleitoral enquanto que N’gola- Associação da Comunidade Angolana East London & Essex vai elaborar o regulamento Interno.

A próxima reunião ficou marcada para o dia cinco de Outubro do corrente ano onde serão avaliados os avanços conseguidos na elaboração dos respectivos documentos e será realizada em Coventry, esperando-se no entanto maior adesão.

Durante a reunião, a confederação Das Associações da República da Irlanda solicitou que fosse acautelada a situação da República da Irlanda devido a sua especificidade, resultante de estar localizada num pais diferente com leis própria. Aspectos relacionados com o financiamento e recrutamento de quadros foi discutida.

A complexidade e relevância da referida organizacão exige tecnicos competentes e financiadores serios. Decidiu-se então na constituição de uma comissão no futuro no sentido de fazer um estudo aprofundado e fornecer recomendações. Não se poderá avançar enquanto este assunto não ficar claro.

É de referir que já existe uma organização semelhante mas que carece de representatividade e legitimidade devido a pouca adesão das associações e pelo facto dos órgãos de direcção não terem resultado de um sufrágio democrático.