Lisboa – José Eduardo dos Santos falou ao telefone com o seu homologo sul africano Jacob Zuma cujo tema centrou-se na possibilidade de o mesmo se deslocar aquele país para visitar o antigo Chefe de Estado, Nelson Mandela que se encontra a quase um mês hospitalizado em Pretoria.


Fonte: Club-k.net

ImageDe inicio, Zuma teria proposto uma data a qual JES recuou porque conforme julgou poderia ser ofuscado pela visita que o Presidente Norte americano, Barack Obama efectuava aquele país. O líder angolano encontra-se em Barcelona para revisão medica tendo sido observado devido a um problema que tem na perna.

 

Entretanto, mantem na agenda a deslocação a África do Sul, tão logo que deixe o território espanhol. A ideia de JES visitar Mandela é vista como um artifício do mesmo para colmatar rumores e criticas segundo as quais não se revê no líder contra o regime do apartheid. As ultimas criticas a que foi alvo foi por não ter citado Mandela como um líder que o inspira na sua histórica entrevista a cadeia de televisão portuguesa SIC. Citou como exemplo para si, o antigo presidente brasileiro Inácio Lula da Silva.

 

Há conhecimento de que se encontram na capital sul africana, dois jornalistas seniores dos órgãos de comunicação do regime, Ernesto Bartolomeu (TPA) e António de Sousa (RNA), com o propósito de seguirem o estado de saúde de Nelson Mandela. Os profissionais de imprensa estão neste país, a cerca e duas semanas e não foram ainda comunicados da visita surpresa que o estadista angolana ira prestar a Madiba.