COMUNICADO

Luanda  – O Conselho Directivo (CD) da ADRA, sob liderança do seu presidente, reuniu-se em sessão ordinária: analisou a conjuntura do país em termos de tensões sociais actuais na sociedade angolana, o diálogo com a juventude e a agricultura e segurança alimentar face ao Prémio que a FAO outorgou a Angola.

 

O CD da ADRA debruçou-se ainda sobre as actividades dos Órgãos Executivos da Organização, a preparação da Assembleia-Geral ordinária, que se realizará em Luanda, o relatório anual do CD e a preparação dos Encontro das Comunidade que se realiza uma vez ao ano e terá lugar no Município do Cubal, Benguela, em Novembro do corrente ano.

 

No que diz respeito às tensões e conflitos sociais que se expressam actualmente na subida da violência urbana tais como a delinquência juvenil e adulta, e a justiça por mãos próprias, nas reivindicações laborais, nas reclamações de jovens, na feitiçaria ou magia, e na insegurança individual e colectiva, o Conselho Directivo (CD) considera que os mesmos resultam do modelo do desenvolvimento e de construção da paz que, manifestamente, geram processos insuficientes e deficientes de inclusão social, económica e política e de equidade na redistribuição dos rendimentos dos recursos do país para vastos sectores da população.

 

Nesse quadro é importante não só mitigar os efeitos da situação, mas também questionar o modelo e atuar sobre causas como pobreza e falta de participação. O diálogo com a juventude, por exemplo, deve ser feito com objectivos virados para resolução de problemas concretos que os afetam. Em relação ao Prémio outorgado pela FAO ao Governo de Angola pela redução dos níveis de pobreza e de vulnerabilidade no período que ocorreu do tempo de conflito armado à situação de paz, o CD considera que esse prémio foi ensombrado pelo actual contexto difícil marcado pelos efeitos da seca ou da estiagem, no Sul de Angola, e que o mesmo é resultado da contribuição directa dos principais actores, os pequenos e médios produtores. Neste sentido, um dos desafios é será o de fazer funcionar os órgãos e o sistema de monitoria da ENSAN – Estratégia de Segurança Alimentar e Nutrição.

Conselho Directivo da ADRA