Lisboa – A Presidência da República solicitou os serviços de uma técnica Israelita para interceder junto a companhia “Youtube”, para bloquear um vídeo altamente restrito, exibido recentemente pelo Portal Club-K, relacionado aos bastidores da entrevista que o Presidente José Eduardo dos Santos concedeu a cadeia de televisão portuguesa SIC. No vídeo podia ver-se o líder angolano em “off record” com o jornalista/entrevistador Henrique Cymerman antes do exclusivo ir ao ar.

Fonte: Club-k.net

Ao tomar nota do vídeo no referido portal, o Presidente José Eduardo dos Santos manifestou oposto a exibição do material tendo de seguida ordenado ao director dos quadros da presidência, Aldemiro Vaz da Conceição para que fizesse diligências no sentido de retirar aquele vídeo de bastidores, da internet.

 

Aldemiro Vaz da Conceição, por sua vez, contactou Yoram Benita, uma Israelita de uma empresa judaica de publicidade que assessora o GRECIMA. (A mesma já fez trabalhos para o Grupo LR , um grupo comercial do governo israelita gerido pela Mossad agencia de inteligência israelita que em Angola trabalha para gestão da imagem do governo angolano em projectos que eles consideram sociais)

 

Yoram Benita foi quem produziu a entrevista que o jornalista Cymerman fez ao Presidente angolano. A mesma contactou recentemente a equipa do “Youtube” solicitando a desativação do vídeo. A especialista israelita reivindicou que o material viola os direitos de autor. Por outro lado, para justificar ao PR a cerca do vazamento do vídeo, Aldemiro Vaz da Conceição fez fé que o mesmo terá se escapado a partir da TV Zimbo, o canal de televisão privado pertencente a figuras do circulo presidencial. A Zimbo foi o primeiro órgãos de comunicação a emitir a entrevista do PR. Fê-lo, cerca de 40 minutos antes de horas antes de a SIC ter transmitido.

 

Por efeito das suspeitas de que o vídeo terá vazado por canais da Zimbo, o até pouco tempo director interino de informação desta televisão, Emanuel da Mata foi afastado do cargo e “reduzido” a chefe de redação. Para o seu lugar foi nomeado Arlindo de Carvalho, um bancário e apresentador oriundo do aparelho de inteligência.