Ndalatando - A ministra do Comércio, Rosa Pacavira, anunciou na sexta-feira, em Ndalatando, a construção de um centro logístico de média dimensão no município de Cambambe, além de outros centros de recolha da produção, onde os camponeses vão comercializar os produtos do campo.

Fonte: JA

Em declarações à imprensa, no termo da visita que efectuou à província, a ministra frisou que a construção do imóvel vai durar três meses, à semelhança dos já erguidos no Bié, Huambo, Kwanza-Sul e Luanda.


Rosa Pacavira anunciou igualmente a construção de estabelecimentos comerciais da rede “Poupa-lá”, em todos os municípios da província do Kwanza-Norte. A ministra revelou ainda que o Executivo vai, no decurso deste ano, construir vários centros logísticos de grande e média dimensão em todo o país, com destaque para as províncias de Luanda, Huambo, Benguela, Malange e Kwanza-Sul, onde vão ser erguidos os de maior dimensão.

Execução de obras

O objectivo da deslocação da ministra ao Kwanza-Norte foi o de constatar o cumprimento dos investimentos públicos relacionados com o seu Ministério e avaliar as condições de produção agrícola nas comunidades, para o incremento de projectos de comércio rural.


Em Ndalatando, a ministra deslocou-se ao bairro Catome de Baixo, para verificar o andamento das obras do mercado municipal de Cazengo, paralisadas há quase um ano. O Jornal de Angola soube, junto da comissão técnica do Ministério do Comércio e do responsável da empresa encarregada das obras, que a conclusão dos trabalhos está dependente da construção de uma vala de drenagem no exterior da praça.


Aguarda-se também a conclusão de algumas dependências internas, além da contenção de uma ravina com cerca de oito metros de profundidade e 15 de comprimento que ameaçam engolir a referida infra-estrurtura.


A ministra constatou o estado de conservação e o prazo de validade de vários bens de consumo alimentares perecíveis, comercializados nos supermercados “Nosso Super” e “Shoprite”.


A ministra Rosa Pacavira avaliou o nível de execução dos projectos ligados ao programa de combate à fome e à pobreza no interior da província do Kwanza-Norte.