Luanda - Os bispos angolanos estão preocupados com a falta de autorização legal para que a emissora católica angolana, Rádio Ecclésia, emita para fora da província de Luanda.

Fonte: Lusa/SOL

gabriel mbilingui.jpg

A preocupação foi manifestada pelo presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Gabriel Mbilingui, numa audiência com o vice-Presidente da República de Angola, Manuel Vicente.

Em declarações no final à imprensa, Gabriel Mbilingui, bispo do Lubango, lamentou que ao fim de quase 10 anos a questão continue sem ser resolvida.

"Falámos do dossier Rádio Ecclesia. Um dossier que já tem quase 10 anos e nós não compreendemos porquê até agora, mesmo depois de termos concordado com o novo figurino", disse o prelado, referindo-se à possibilidade de a emissora católica ser ouvida a partir de rádios a instalar em cada uma das dioceses de Angola.

O anterior figurino, preferido pela Igreja Católica, consistia na emissão nacional, centralizada em Luanda. "Pois bem, já lá vão vários anos que andamos atrás deste novo figurino, que de resto é configurado pela Lei de Imprensa, mas ainda não temos resposta", acrescentou.

Gabriel Mbilingui salientou que em cada assembleia, os restantes bispos se questionam sobre o porquê da demora. "Estamos preocupados, porque a cada assembleia os bispos nos perguntam como vai essa questão da rádio", frisou.

Segundo o presidente da CEAST, Manuel Vicente ficou de dar uma resposta, que os bispos pretendem que seja dada antes da próxima assembleia das conferências episcopais, agendada para Outubro.