Lisboa – Identificado no general Fernando Garcia Miala, um discurso de “imposição de condições” , quanto ao tema de um eventual regresso para desempenhar funções no aparelho do Estado.

 

Fonte: Club-k.net


A rigidez do discurso de Fernando Miala é observada nos contactos que tem tido com entidades que se apresentam como emissários do circulo presidencial. De entre as condições identificadas no seu discurso contrapõe a eventual coabitação entre o mesmo e o general Manuel Vieira Dias “Kopelipa”, responsável pela sua queda.

 

Fernando Miala deixou de ter cargo no regime desde 2006, após ter sido vitima de intrigas políticas aparentemente movidas pelos generais José Maria e Hélder Vieiras Dias “Kopelipa”. Foi colocado na cadeia por três junto com os seus colegas da Inteligência Externa. Era uma figura da alta confiança de José Eduardo dos Santos que agia como “segunda entidade” de maior influencia no país. Nos últimos tempos tem se sentido iniciativas de reconciliação com JES.

 

Há conhecimento que JES reconhecia-lhe pragmatismo no seu tempo de membro do circulo presidencial. Há poucos anos atrás houve problemas nos Congo cujo dossier dominava e JES ao receber os briefings sobre a situação desabafava que no “tempo do camarada Miala” recebia informações com maior precisão e rapidez.