Brazzaville – Angola foi eleita segundo vice-presidente da mesa do simpósio internacional sobre “Músicas Africanas, Vector da Autenticidade e Factor de Emergência” que decorreu de 15 a 18 deste mês na sala das conferências internacionais do palácio dos Congressos de Brazzaville.

Fonte: Club-k.net
O angolano e perito da organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) Simão Souindoula assume o cargo de vice-presidente. O Festival Panafricano de Música (FESPAM) decorre há uma semana até hoje, em Brazzaville.

O simpósio reúne peritos oriundos de África, Américas e Europa. A mesa é presidida pela antropóloga norte-americana Sheila Walker, da organização Afrodiáspora, o costa-marfinense Adépo Yapo ocupa a primeira vice-presidência e o camaronês Émile Mosexly Batamack foi eleito secretário-geral.

Palco de trocas de opiniões sobre “Expressão Musical como Suporte da Autenticidade Africana”, “Músicas Africanas como Avalanca de Emergência Cultural e Económica de África” e “Laços entre as Expressões Identitárias e Desenvolvimento Integral de África”, enquanto os artistas actuam, à noite, em palcos erguidos nesta cidade.

Outras actividades ligadas ao FESPAM desenrolam-se paralelamente na Escola de Pintura de Poto Poto, mercado de música africana, e no centro cultural Sony Labo Tansy, aldeia dos participantes no festival.

Na segunda-feira, a cantora angolana Pérola exibiu-se, com a sua banda, no mais velho campo de futebol congolês “Félix Éboué”, enquanto o grupo Acapaná da Huíla e os cantores Bessa Teixeira e Bela Chiloca animaram, no centro desportivo de Makélékélé, a sul de Brazzaville. Na quarta-feira, o grupo Acapaná, Bessa Teixeira e Bela Chiloca subiram, pela segunda e última vez, ao palco do mais velho campo de futebol congolês, “Félix Éboué”.

De acordo com o decreto do Chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, tornado público há uma semana, durante a cerimónia de abertura da nona edição do FESPAM, Pérola consta da lista dos músicos agraciados com a medalha de ouro de mérito congolês pelas Letras e Artes.

Entre outros contemplados figuram Sinamoyi Pascal “Tabu Ley’’, da República Democrática do Congo, Youlou Mabiala, do Congo, Youssouf Ndour, do Senegal, Pierre Akwéndengué, do Gabão, e Manu Dibango, dos Camarões. Na mesma ocasião, o Presidente Denis Sassou Nguesso fez a entrega, no palco do “Félix Éboué”, da distinção honorífica a duas escritoras congolesas.

Esta edição do FESPAM foi oficialmente lançada em Junho último pelo ministro congolês da Cultura, Jean-Claude Ngakosso, a partir da histórica cidade sul-africana de Soweto. A oitava, em 2011, foi cancelada a meio da sua realização devido à morte de uma dezena de espectadores num dos portões de entrada do velho campo de futebol ‘’Félix Éboué’’, provocado pelos empurrões da multidão.