Lisboa - José Filomeno dos Santos, Presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola (FSDEA) é acusado - em meios que acompanham a luta pela transparência em Angola - como estando a violar a Lei n.º 3/10 de 29 de Março (Lei da Probidade Pública) exercendo cargos de gestão/administrador em outras empresas privadas. A referida lei proíbe o dirigente de participação económica em negócio sobre o qual tenha poder de influência ou decisão (art. 10º, 2).

Fonte: Club-k.net

De acordo com um levantamento, “Zénu” mantêm-se como administrador nas seguintes empresas a saber:

CAFISA, Construção civil e obras públicas: são sócios administradores Mirco de Jesus Martins, Jean-Claude Bastos de Morais, Gilberto de Jesus Cabral Pires e Zénu dos Santos.

BENFIN SA, construção civil, exportação e importação; são sócios administradores Mirco de Jesus Martins (filho de Manuel Vicente), Jean-Claude Bastos de Morais, e Zénu dos Santos.

AUGRA: São sócios administradores Mirco de Jesus Martins, Jean-Claude Bastos de Morais, e Zénu dos Santos

BENGUELA DEVELOPMENT SA: são sócios administradores Mirco de Jesus Martins, Jean-Claude Bastos de Morais, e Zénu dos Santos. A referida empresa participou na construção do estádio de Ombaka.

SOCIEDADE URBANIZAÇÃO DA GRAÇA, são sócios administradores Mirco de Jesus Martins, Jean-Claude Bastos de Morais, e Zénu dos Santos. A referida empresa tem um projecto imobiliário em Benguela.

STAZE, captura de comercialização de peixe, são sócios administradores Mirco de Jesus Martins, Jean-Claude Bastos de Morais, e Zénu dos Santos.

Há 26 de Junho, o Fundo Soberano de Angola (FSDEA) anunciou num curto comunicado publicado no seu website que José Filomeno dos Santos, confirmou a venda de todas as suas participações acionárias no Banco Kwanza Invest (BKI) e que transferência está sujeita à aprovação pelas autoridades reguladoras. Dias depois, veio a saber-se que as suas participações acionarias do mesmo no Banco Kwanza Invest (BKI) foram transferidas para o seu amigo Jean-Claude Bastos de Morais, um suíço de origens de Cabinda.

Zénu fundou o Banco Kwanza, em 2008, em associação com Jean-Claude Bastos de Morais. Logo após ter sido nomeado administrador do Fundo Soberano de Angola, o empresário resignou do Conselho de Administração onde era um dos vices -presidente daquela instituição.

Nascido aos 9 de Janeiro de 78, Zenú é formado em engenharia electrónica pela universidade de Westminster, em Londres, e conta com um mestrado em Finanças e Gestão de Sistemas de informação. Em 2007, entrou para a banca onde foi o vice-presidente executivo do Conselho de Administração do Banco Kwanza Investimento.

Trabalhou antes em Glencore (Reino Unido) e mais tarde como gestor de controlo de processos na sociedade AAA Serviços Financeiros SA. Em paralelo fundou e desempenhou as funções de chefe de departamento em várias das empresas nas quais investiu. É apontado, pela imprensa, como um dos potenciais candidatos a Presidência da República, para o período que surgirá depois de 2017.