Luanda – Os países africanos devem estabelecer relações de cooperação sólidas, entre si, no sentido de impedir a neo-colonização do continente, defendeu nesta quarta-feira, 24, em Luanda, o secretário-geral do MPLA, Julião Mateus Paulo.

Fonte: Angop

 MPLA defende adopção de mecanismos para impedir neocolonialismo

“Hoje, muitos estados europeus, na ânsia de obter matérias-primas, instigam a confusão e manifestações em países africanos, cujas lideranças foram eleitas democraticamente, com intuito de pilharem os seus recursos naturais”, acusou.
 
O dirigente partidário advogou esta necessidade ao dirigir-se à imprensa, no termo do encontro que manteve com o presidente do Partido Social Democrata do Benin, Emmanuel Golou, com quem perspectivou as relações de cooperação entre as duas formações políticas.
 
Lembrou que o facto de algumas independências terem sido alcançadas através da luta armada, como em Angola e Moçambique, não agradou aqueles que sempre acharam que esses territórios deviam continuar sob sua tutela.
 
“Nós não aceitamos isso, porque as nossas lutas foram gloriosas e levadas a cabo pela independência total (política, económica e social)”, pontualizou o político, que enalteceu a realização do encontro, face aos assuntos examinados.
 
Julião Mateus Paulo e Emmanuel Golou, este que é presidente do Comité de África da Internacional Socialista, passaram em revista questões de âmbito regional e mundial, com realce para a situação na Côte d’Ivoire, Mali e República Centro Africana.