Luanda - Depois da saída do Dr. Olímpio de Sousa (que afundou o CIAM, criou-se uma Comissão de Gestão, dirigida pela Sra. Sara Fialho, que fez das suas menos resolver os problemas de trabalhadores.

Fonte: Club-k.net

Em Agosto do ano passado, quinze (15) dias, depois de terminar os seus estudos, a então Ministra Carolina Cerqueira, nomeia, o Dr. António Rodrigues Barbosa de Mascarenhas, como Diretor Geral do CIAM.

Os trabalhadores viram nele como salvador porque nenhum dos Diretores, consegui resolver os problemas do CIAM, que foram se alastrando por mais de três (3) anos, que são; reconversão de carreira dos trabalhadores (a última reconversão foi feita em 1997-98, muitos dos trabalhadores já são formados e recebem salários de miséria(um licenciado recebe Kzs:45.000.00), ou mesmo a transição de escalões (concurso público interno), por via disso o pagamento condigno do salario e a letargia com que se encontra o CIAM.

O Dr. António Mascarenhas (AM) chegou, viu e vendeu a sua imagem dizendo que ele será melhor que os seus antecessores e que vai resolver os problemas dos trabalhadores, prometendo fundo e mundo.

Puro engano, os problemas continuam. Agora disse na assembleia de trabalhadores que não consegue resolver a questão do salario e culpa a Diretora Administrativa do CIAM. Em vez de resolver, esta criando outros problemas senão vejamos: -O Dr. AM está afundar cada vez mais o CIAM. Não esta dar conta do recado, esta a aplicar o sistema de intimidação, arrogância, falta de respeito, prepotência, se acha melhor que os outros, adora humilhar os outros, para esconder a sua incompetência. Há muito, o CIAM deixou de exercer o seu objeto social, agora limita-se em tratar os documentos de viagem do seu Diretor e sua família, compra da alimentação, etc… O Diretor do CIAM dispensou alguns trabalhadores para ficarem em casa, sem virem trabalhar e ainda não atingiram a idade da reforma e recebem o salario normalmente ( e caso da inspeção do Ministério do trabalho e Segurança Social).

Tratar o CIAM como se fosse sua empresa privada até puxou a energia do CIAM para sua casa (quem passar em frente do CIAM pode ver os cabos a atravessar do outro lado do edifício do Banco BIC, onde ele morra.

Promove trabalhadores da sua confiança (parentes e sobrinhos dos seus amigos Bairro Rangel, alguns com a 8º classe, sem competência, como Chefe de Secção e outros, com certificado de habilitações falso (confirmado pelo Ministério da educação) e está a “matar” psicologicamente os técnicos superiores e não só.
Quem tiver dúvidas, pode passar para ver como são tratados os trabalhadores, já não podem receber visitas, já não entram jornalistas, mete-se com “as tias”. Ate mandou fechar a cozinha.

A quem pensa quem o CIAM melhorou, não e verdade porque nenhum dos Diretores quer resolver o problema salarial dos trabalhadores. Quem esta de fora, pensa que no CIAM,há mil maravilhas. E o Diretor Geral que quer aparecer (tal fenómeno MANA MADO), para impressionar e deixar passar a mensagem que ele é o melhor, sabe trabalhar, passam para ver in “loco”.

Ele não sabe qual, a função de um Diretor geral, não teve noções básicas que começam pelo berço. Um Diretor é pai, pedagogo, conselheiro, ele guarda rancor e escolhe trabalhadores para saudar. É triste continuar a nomear Diretores assim.

Ele fala alto e bom som de que e sobrinho do Presidente da República da República (é casado com a filha do mais velho Avelino dos Santos, quer dizer cunhado do Sr. Bento Kangamba) aqui nem o “Ministro da Comunicação Social” manda em mim, aliás nunca mais foi visto nas reuniões do Conselho editorial.

O Diretor insiste em continuar com a revista do CIAM, gastando avultadas somas que podem servir para outras coisas, porque a revista, ninguém compra, não tem qualidade e quando e lançado. com noticias de 5 meses ou mais atrás. As empregadas de limpeza (as Tias) são maltratadas todos os dias e não respeitam as mulheres dos outros. Ofende-as no corredor, sem o mínimo de educação. O CIAM tem dois (2) autocarros de 52 e 32 lugares, respectivamente, que estão a fazer processo (diga-se candonga) e o dinheiro arrecadado, vai para a construção da casa da sua mãe, no Rangel (mandou derrubar a casa da madeira onde ele nasceu), e quer recuperar o tempo perdido (ficou mais de 10 anos fora de Angola), com uma velocidade de cruzeiro.
Mesmo dizendo que não tem medo de S.E. Sr. Ministro da comunicação social, os trabalhadores do CIAM, veem mais uma vez solicitar o bom senso de V.Excia, Senhor Ministro, se digne ajudar os trabalhadores do CIAM.

A V. Excia conhece muito bem o dossier CIAM. A nossa esperança esfumou-se, quando em plena reunião, o Dr. AM lavou nas suas mãos e declarou-se incapaz de resolver os problemas dos trabalhadores do CIAM.

Os trabalhadores do CIAM estão cientes, de que o CIAM, há muito deixou de exercer o seu objecto social para qual foi criado. Por isso solicitam a V. Excia que se digne dar outro rumo ao CIAM, pelos menos com dignidade do que sofrer humilhações.

Os trabalhadores acreditam que na família, há pessoas de boa-fé que não vão deixar o AM fazer o que lhe apetecer, para sujar a boa imagem, e bom nome da família que, em princípio deveria defender, mas infelizmente está a fazer o contrário, porque nem todos nasceram para serem chefes. Os trabalhadores querem alertar para o perigo, quando se nomeia Diretor, com atitudes infantis, perseguindo os trabalhadores, em vez de trabalhar, e ainda assustado com o poder, maltratando os pobres, ele já esqueceu que algum dia também foi pobre, antes da sorte lhe sorrir.

Continua