Luanda - Esta trama tem o seu início a partir do Congresso da JURA, quando Samakuva se demarcou do resto da Direcção da UNITA apoiando Didi Chiwale. Com a derrota deste, Samakuva deu troco elevando todos jovens do seu grupo de Didi a membros do Comité Permanente e do outro lado evoluiu com a ostracização de Nfuka que durante o seu consulado nunca recebeu apoios do Presidente do Partido, nem da figura decorativa do Vice Presidente do Partido e nem do Secretário Geral.

Fonte: Club-k.net

Pelo mau ambiente que se vive no Partido devido a incompetência do Presidente com sucessivas derrotas eleitorais, degradação das condições internas, surgiu a contestação a Samakuva e seu grupo e estes passaram a entender os sinais de inviabilização do seu futuro na UNITA.


Foi desta maneira que surgiu a urgência em dar forma ao projecto de continuidade de Samakuva, elegendo seu substituto que se diz ser Sakala. O projecto observa a alteração dos Estatutos da UNITA, Artigo 10º nº 3 que diz “O Presidente da UNITA é o candidato do Partido às eleições gerais para o cargo de Presidente da República de Angola”, para “O candidato da UNITA às eleições gerais para o cargo de Presidente da República é eleito pela Comissão Política”. Com este golpe Samakuva continuaria a ter uma Direcção com a manipulação de todos os Órgãos.


Chegados aqui a trama de afastamento dos adversários é posta em acção e nesta lógica o elo mais fraco era Nfuka. A JURA era importante para o funcionamento deste projecto. Foi exactamente na JURA que surgiu a farsa do envolvimento de Nfuka com a corrupção. Por isso, hoje se percebe da condenação de Nfuka mesmo antes deste ter sido julgado. Pelos factos ainda captados Samakuva aconselhou o advogado de Nfuka para que este se demitisse de Secretário Geral da JURA e acabar com o processo, enquanto que o aconselhavam directamente Nfuka a fazer o mesmo com promessa de lhe arranjar bom trabalho e protecção política no Partido.


É desta maneira que Samakuva mente que Nfuka não estava suspenso quando não era verdade. É desta maneira que Samakuva manipula a UNITA só pela ambição de voltar a ser cabeça de lista nas eleições gerais de 2017 com ajuda de Sakala Presidente da UNITA ao serviço deste. É desta maneira ser hoje o único que se movimenta pelo país e no exterior para tentar melhorar sua imagem completamente desgastada na UNITA e no país.