Austrália – A SODIAM, subsidiária da empresa diamantífera estatal angolana ENDIAMA, vendeu há escassos dias cerca de 500 quilates de diamantes, correspondentes a 1,8 mil milhões de euros, anunciou a empresa concessionária, Lucapa Diamond Company.

Fonte: Lusa

Sediada em Perth, Austrália, a Lucapa Diamond Company (LOM), anteriormente denominada Lonrho Mining Ltd, é o parceiro da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA) na exploração de Lulo, uma concessão de 3 mil quilómetros quadrados situada no rio Cuango, província angolana da Lunda Norte.

Segundo o comunicado da LOM, que está cotada na bolsa de valores australiana, o total de carates vendidos corresponde a 496.2 quilates e gerou receitas liquidas de 1,8 mil milhões de euros, depois de comissões, taxas, encargos e impostos.

A venda dos diamantes foi conduzida pela Central de Compra e Venda de Diamantes de Angola (SODIAM) , criada em 1999 pela ENDIAMA e, segundo o comunicado, os fundos alcançados na transação vão ser reinvestidos nas operações na concessão de Lulo, incluindo novas perfurações e explorações no kimberlito Se251.

A concessão da LOM, que abriga um grande campo de kimberlito, localiza-se a cerca de 150 quilómetros a oeste da mina de diamantes de Catoca, que se calcula tenha 170 milhões de quilates e que é operada pela empresa russa Alrosa. A exploração da concessão de Lulo pela LOM foi prorrogada em Março passado por mais dois anos, até Junho de 2025.

Dados da indústria diamantífera mundial apontam Angola como quinto maior produtor de diamantes, mas a produção representa apenas 8,1 por cento do valor global mundial. Depois do petróleo, os diamantes são o segundo principal produto de exportação de Angola. Em 2011, a produção de diamantes em Angola cifrou-se em cerca de 8,3 milhões de quilates (mais 36,1 por cento do que em 2004).