Luanda - O Presidente angolano José Eduardo dos Santos, ausente de Angola desde o passado dia 26 de Junho, "regressa ainda esta semana" ao país, disse fonte da Presidência da República. Nas últimas semanas, a ausência do Presidente do país sem agenda oficial, tem motivado especulação de alguns órgãos de comunicação social.

Fonte: Lusa

No entanto, fonte da Presidência não explicou os motivos da ausência prolongada do país, limitando-se a referir que será distribuído um comunicado sobre o caso, à semelhança do que sucedeu com o anúncio da saída do país.

A 26 de Junho, a agência noticiosa angolana Angop distribuiu um comunicado, informando que José Eduardo dos Santos deixou Luanda nessa data em visita privada à cidade de Barcelona, Espanha.

O despacho da Angop referia que José Eduardo dos Santos deixou o país pela Base Aérea Militar número um, onde recebeu cumprimentos de despedida do vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, dos presidentes da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, de membros do Governo e da Presidência da República.

Durante a ausência do país, José Eduardo dos Santos foi substituído, como prevê a Constituição, pelo vice-Presidente Manuel Vicente. É a primeira vez que José Eduardo dos Santos se ausenta mais tempo do que o habitual, geralmente entre uma a duas semanas.

José Eduardo dos Santos, que completa 71 anos no próximo dia 28, é Presidente de Angola desde 1979, sendo em África ultrapassado em longevidade no cargo somente pelo seu homólogo da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang.