Quero agradecer a todos quanto colaboraram na organização deste evento. Caros compatriotas acredito que muitos de nós ca presente descohecemos ainda a utilidade da Instituição de Quadros Angolanos e que permitam me dissertar em poucas palavras e citar a Tese da associação.

Com o fim do conflito armado que abalou o nosso Povo , Nação, estruturas e infra-estruturas do nosso País, perspectivou-se um período de desenvolvimento e prosperidade futuros, onde todos aqueles que aprenderam alguma coisa, foram chamados directa ou inderectamente participar e contribuir, por isso, é necessário e imperioso que haja uma politica governamental de Quadros coordenada , realista e adapta ao nível das necessidades e prioridades do País.

Assim, para o cumprimento exitoso do seu programa, tornou-se imperioso e urgente o estabelecimento de uma nova politica de quadros, reeditando o conceito de: o que é? E quem são os quadros? O seu perfil e nivel de conhecimento. Respondendo a esta pergunta que é freguente devo dizer o seguinte: Quadro é todo Cidadão Angolano, maior de 18 anos, com qualificação e capacidade comprovada, independentemente da sua filiação partidaria e ideologica.

A AFD têm como objectivos a defesa dos quadros, de forma a que o enquadramento de quadros se processem de harmonia com as competências técnico profissionais, qualidades morais, evitando e neutralizando todas as formas de descrimanação. A associação tem o dever de avaliar os quadros devidamente afiliados que permitirá determinar o cumprimento das tarefas que lhe são atribuidas, qual o seu desempenho na função e se reúnem capacidades para função e tarefa e executa as mesmas de acordo com as suas qualidades.

Em termos de gestão de quadros a AFD têm a função de gerir homens com qualidade e perfis diferentes para um mesmo fim. Para gerir é preciso conhecer quem? E qual a melhor forma do seu aproveitamento para se atingir os objectivos precornizados para cada fase de desenvolvimento duma Sociedade.

Estes objectivos só serão alcançados se houver um fluxo permanente de informações sobre quadros, pois gestão pressupõeinformação precisa, exacta e selectiva no momento certo, o que exigirá a criação de um mecanismo de informações rápido e seguro, da base ao topo, centralizada numa base de dados informatizado.

Caros compatriotas nas condições em que vigora no País o sistema Multipartidario e onde existe a delimitação de funções entre Partidos e o Estado é absolutamente imperiosa a definição de uma politica de quadros que equacione correctamente a formação, selecção e promoção de quadros, o emprego e a utilização racional dos meios indispensaveis a formação de quadros, a atenção cuidada para a ocupação dos cargos vitais nos dominios económico, politico e social do País, bem como a preocupação constante no aperfeiçoamento técnico dos quadros.

O desenvolvimento de uma organização, qualquer que seja a sua natureza, requere sempre uma correcta politica de formação e gestão de quadros tornando-os capazes de organizar, executar e dirigir todas as actividades inspensaveis a prossecução dos fins propostos.

O lema escolhido reflecte a nossa visão que visa participar para o desenvolvimento do nosso País.

Para terminar quero citar a visão da AFD:

1. A Instituição prestará auto-ajuda a quadros angolanos residentes na Alemanha que desejam contribuir para o desenvolvimento de Angola.
2. Como Instituição oficial representa os interesses dos quadros angolanos residentes na Alemanha, no sentido de uma integração bilateral e um entendimento entre os povos de Angola e da Alemanha.
3. Plataforma de cooperação com a Embaixada de Angola na Alemanha, com o objectivo de facilitar a integração social e económica dos quadros em Angola e na Alemanha.
4. Fundação de um Centro da Cultura Alemã em Angola, visando a intensificar as relações ambos os paises.
5. Cooperação com o Governo e o Parlamento Nacional, para que as Instituições angolanas apoiem o recrutamento dos quadros angolnos qualificados, que residem na Alemanha, bem como a sua integração em instituições nacionais de Angola e em organizações internacionais.
6. Por fim a associação é neutral quanto a confissões religiosas e políticas partidárias, não é permetido qualquer actividade militar ou semi-militar dentro da associação. São rejeitados quaisquer esforços de segregação social ou racial.

Muito obrigado pela atenção

Fonte: AFD