Luanda – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, disse nesta sexta-feira, 23, em Luanda, que a "garantia da paz social" é a solução para as situações de instabilidade e de manifestações que afectam África e o mundo.


Fonte: Lusa
O chefe de Estado angolano discursava na abertura da cimeira tripartida Angola/África do Sul/República Democrática do Congo, que hoje se realiza em Luanda, onde deverá ser assinado um Memorando de Entendimento para a concertação permanente e realização de esforços conjuntos com vista a assegurar o desenvolvimento regional e dos três países.

José Eduardo dos Santos expressou a sua preocupação com a "evolução da situação de instabilidade política e militar" prevalecente na região austral africana e que "continua a afectar particularmente a República Democrática do Congo, a República Centro Africana e a região dos Grandes Lagos".

Segundo o Presidente angolano, essa instabilidade constante põe em causa não só a soberania e a integridade territorial daqueles países, como afecta também a todos, ameaçando a paz e a segurança em toda a região, que "são as bases indispensáveis" para o desenvolvimento económico e social e para o processo de integração dos três países nos vários blocos sub-regionais.

"A conclusão a que se chega, ao analisarmos as causas da instabilidade e das manifestações de insatisfação que ocorrem na nossa região e noutras partes do mundo, é que a garantia da paz social é a construção de uma sociedade inclusiva e de bem-estar", apontou no seu discurso José Eduardo dos Santos.

Para o chefe de Estado angolano, a sociedade inclusiva e de bem-estar é aquela "em que os Governos permitem a liberdade de expressão, de criação e de acção, nos marcos da lei, e promovem a democracia participativa e o diálogo regular com os parceiros sociais e as diversas associações representativas da sociedade civil, para assegurar a participação dos cidadãos na resolução dos problemas nacionais".

No plano económico, José Eduardo dos Santos referiu que o encontro vai servir para verificar o grau de implementação do Acordo-Quadro para Paz, Segurança e Cooperação para a região, particularmente a RDCongo, bem como abordar as medidas pertinentes para ajudar a acelerar o fim do conflito naquele país.

O Presidente angolano acrescentou que a reunião vai servir igualmente para a exploração de novas formas de cooperação nos vários domínios, em que cada um dos países possa complementar os interesses e necessidades do outro.

"Dessa forma se potencia e se dá corpo à nossa parceria estratégica e se consolidam as nossas já excelentes relações no domínio político, diplomático, económico, social e cultural", frisou José Eduardo dos Santos.

Em Março, José Eduardo dos Santos, Jacob Zuma e Joseph Kabila reuniram-se em Luanda, tendo criado o Mecanismo Tripartido de Relação e Cooperação Conjugada RDC/Angola/RSA, estrutura para consolidar a paz na região dos Grandes Lagos e salvaguardar as condições favoráveis à aplicação do Acordo-Quadro para a Paz, Estabilidade e Cooperação na RDC, assinado em 24 de fevereiro em Addis Abeba, Etiópia.

A cimeira culminou com a assinatura do Memorando de Entendimento sobre o estabelecimento de um mecanismo tripartido para o diálogo e cooperação entre os Governos dos três países.