Luanda - Joaquim Rangel, 15 anos, foi morto nesta Segunda – feira, 12, por um outro rapaz de 14, identificado como Marito,  na sequência de um desentendimento entre membros de dois gangues rivais. Segundo o irmão da vítima, Cristóvão Rangel, tudo aconteceu quando a vitima Joaquim Rangel saía da escola Che Guevara, no bairro Popular, distrito do Kilamba- kiaxi, em companhia dos seus colegas e foram surpreendidos por um grupo de adolescentes que os interpelou.

Fonte: O País
A vítima e seus companheiros ainda tentaram meter-se em fuga assim que notaram que se tratava de um gangue com quem têm rivalidades por causa da música.

Joaquim Rangel ainda parou para conversar com o seu suposto carrasco, Marito, mas este espetou-lhe uma faca no pescoço, ferindo-o mortalmente. O irmão da vítima conta que durante a briga havia muitos efectivos da Polícia de Ordem Pública e de Trânsito, que se encontram próximo do local, e outros que acompanhavam o funeral de um colega no cemitério de Sant’Ana, defronte ao Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional. “Eles não fizeram nada para separar os dois adolescentes que se esfregavam no chão ”, disse o irmão da vítima.

Depois de ter sido apunhalado, o malogrado ainda tentou correr. Caiu de seguida e jamais se levantou.

Minutos antes do sucedido, a vítima ainda terá sido avisada por um colega de turma para que não abandonasse a escola, porque os seus rivais estariam no portão. Essa informação foi avançada pelo irmão de Joaquim Rangel que, segundo este, ter-se-á feito de desentendido e saiu do recinto.

Bruno viu o amigo a ser morto a sangue frio. Segundo ele, aquele fatídico dia não foi a primeira vez que os dois gangues se enfrentavam, o que já tinha acontecido três dias antes.

Vânia Rangel, irmã da vítima, não acreditou quando lhe contaram que o irmão tinha sido morto. Ela garante que, apesar do feitio rude que tinha, Joaquim Rangel “era um rapaz calmo e bom” e não acreditava que “alguém teria coragem de o matar”.

A mãe do adolescente espera que a justiça seja feita. O finado era o quarto entre os seis filhos dos seus pais e estava a preparar o seu primeiro trabalho discográfico.

A Polícia deteve dois elementos do gangue que supostamente assassinou o adolescente. Além de Marito, 14, encontra-se também detido Columbo, 15 anos de idade.

Segundo algumas pessoas que testemunharam a agressão, apesar de o infortúnio ter ocorrido em frente ao Comando Provincial da Polícia e da Direcção Provincial de Investigação Criminal de Luanda (DPIC), os efectivos que se encontravam a escassos metros não sabiam o que estava acontecer.