Lisboa – Fernando Alberto Soares da Fonseca, antigo ministro da construção encontra-se na condição de desemprego porém revela-se disponível a desempenhar uma outra ocupação mesmo que fora do aparelho governamental.

Fonte: Club-k.net

De acordo com conhecimento, o ex- governante moveu influencia junto do Vice- Presidente da República, Manuel Vicente, no sentido de o ajudar com uma colocação na Sonangol. Vicente por sua vez sugeriu-lhe a experimentar pela “iniciativa privada”.

A data da sua entrada para o executivo, o ex- ministro Fernando da Fonseca, desempenhava funções de Director Adjunto da SONIL, uma das subsidiarias da Sonangol. Deixou o governo no seguimento de uma avaliação que foram desfavoráveis para si, tais como estagnação de “algumas obras de âmbito nacional”.

Diferente ao caso de Fernando da Fonseca, outros ex- governantes angolanos  como a antiga governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santos e o general Monteiro “Ngongo”, encontram-se acomodados no parlamento em função da sua ligação activa ao partido que suporta o sistema.