Luanda - O Presidente José Eduardo dos Santos foi considerado “personalidade política indispensável na promoção da paz e na solução de conflitos no continente africano” e uma voz autorizada na abordagem das questões mais candentes do panorama mundial. O reconhecimento foi manifestado ontem, em Luanda, pelo ministro da Defesa Nacional, Cândido Pereira Van-Dúnem, na cerimónia de encerramento da jornada de homenagem alusiva ao 71º aniversário natalício do Presidente da República e Comandante em Chefe, que se assinala hoje.

Fonte: JA


Cândido Pereira Van-Dúnem afirmou que o Presidente José Eduardo dos Santos lidera um processo de desenvolvimento económico, social e político cujos resultados são unanimemente elogiados a nível nacional e na arena internacional.


O ministro, que presidiu à cerimónia antecedida por uma palestra sobre o tema “A visão do Presidente da República e Comandante em Chefe das Forças Armadas na unificação do país”, reafirmou a disposição do Ministério da Defesa Nacional em continuar ao seu lado na defesa e preservação da integridade territorial, da independência e soberania nacional, das instituições democráticas, das populações e seus bens.


Cândido Van-Dúnem disse que o Presidente é “o mesmo que derrotou todos os que atentaram contra a soberania nacional e que recusou os louros da vitória na guerra e preferiu estender a mão fraterna e solidária aos derrotados, para que a reconciliação e unidade nacional tivesse pernas para caminhar de mãos dadas com a democracia”.


O ministro disse que o Presidente José Eduardo os Santos tem sido um “líder carismático, pois tem sabido criar sinergias e influenciar os outros dirigentes do país, incentivando-os e habilitando-os para que os objectivos e anseios da nação e do povo sejam atingidos com eficiência tendo um papel fundamental e indelével no curso da História de Angola”. Durante a cerimónia, foi também lançada a revista “Pátria” pelo co­ordenador da comissão organizadora das jornadas alusivas à celebração nas Forças Armadas Angolanas do 71º aniversário do Presidente José Eduardo dos Santos.


No lançamento da revista, João Pereira Massango explicou que o nome da revista reflecte a recompensa merecida aos gloriosos combatentes da pátria nos diversos momentos da História de Angola.


Estiveram presentes na cerimónia o ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Kundi Paihama, o secretário de Estado da Comunicação Social, Manuel da Conceição, e o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, general Sachipengo Nunda.

Consolidação da Paz

O ministro Cândido Van-Dúnem destacou o papel do Presidente José Eduardo dos Santos para a consolidação da paz e o aprofundamento da democracia.


Numa mensagem de felicitações por ocasião do 71º aniversário natalício do Chefe de Estado, que hoje se assinala, Cândido Van-Dúnem escreve que a comemoração acontece numa altura em que José Eduardo dos Santos trabalha intensamente para que o país continue a avançar em diferentes domínios.

“No calor desta importante efeméride é justo reconhecer o desafio lançado por Vossa Excelência para o diálogo com a juventude que como força motriz da sociedade, pelo seu dinamismo e empreendedorismo, constitui um segmento no processo de crescimento e desenvolvimento do país”, lê-se na mensagem.

O ministro desejou ao Chefe de Estado “muitos anos de vida” para que continue a aglutinar todas as forças vivas da Nação no prosseguimento da “inadiável missão” de dotar o país de infra-estruturas necessárias para o seu crescente desenvolvimento, tendo como prioridade o combate à pobreza e ao desemprego.

“No cumprimento indeclinável da nobre missão de defesa e preservação da integridade territorial, da independência e da soberania nacional, nós membros do Ministério da Defesa Nacional e das Forças Armadas Angolanas, estamos, como sempre, prontos à maior colaboração, cumprindo as doutas orientações do camarada Comandante em Chefe certos de que a Pátria aos seus filhos não implora, ordena”, conclui o documento.

Desenvolvimento

A segunda secretária do MPLA na província do Bié, Anabela Gunga, enalteceu ontem a determinação e o contributo positivo do Presidente da República no desenvolvimento do país. Em declarações à Angop, a propósito do 71º aniversário do Chefe de Estado, que hoje se assinala, Anabela Gunga reconheceu os feitos e o empenho de José Eduardo dos Santos na estabilidade democrática que o país alcançou e vive até à data.


Realçou que, em função da estabilidade do país, está a ser possível a construção e reconstrução de pontes, estradas, escolas, hospitais, centros e postos de saúde, entre outras infra-estruturas que têm permitido o crescimento do país. Anabela Gunga destacou também a rápida recuperação do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), que tem permitido a circulação de pessoas e bens a preços acessíveis e com segurança entre o litoral de Angola e o leste do país.


“O tratamento, distribuição de água potável e de energia, a construção de fogos habilitacionais, distribuição de fertilizantes e créditos agrícolas, os encontros de auscultação com a juventude, são projectos que mereceram a sábia atenção do Executivo.

Percurso político

O percurso político e militar do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e a sua visão como diplomata e comandante-em-chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) na manutenção da paz, foi destacado ontem, na cidade do Huambo, numa palestra realizada em alusão ao seu 71.º aniversário natalício.
Na ocasião, o chefe do Estado-Maior General adjunto das FAA para a Educação Patriótica, general Egídio de Sousa e Santos, lembrou que o Presidente da República dedicou toda a sua juventude à causa do país.

O general Egídio de Sousa e Santos referiu que o percurso histórico do Presidente da República é caracterizado por quatro períodos. Primeiro, a consciência e a vida, a proclamação da 1.ª República a 11 de Novembro de 1975, as operações efectuadas desde 1991 até 2002, e a reconstrução do país até a presente data.

“Depois da sua chamada para representar o MPLA em Brazzaville, com a sua influência naquele cargo, o movimento de luta de libertação cresceu, com a formação de quadros como uma das grandes preocupações da sua liderança”, lembrou, acrescentando que após a sua formação em Engenharia de Petróleos e mais tarde em Telecomunicações, ocupour vários cargos no Governo.

Kuando-Kubango

Mais de três mil militantes do comité provincial do MPLA no Kuando Kubango marcharam nas principais artérias da cidade de Menongue, para saudar o 71.º aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que se assinala hoje.

A marcha, promovida pela Organização da Mulher Angolana (OMA), que teve como lema “ Mulheres angolanas marchemos solidárias e apoiemos o Presidente da República”, durou cerca de uma hora. Militantes da JMPLA entidades religiosas, estudantes e a população em geral participaram igualmente da marcha de apoio ao Chefe de Estado.


A primeira-secretária provincial da OMA, Maria Isabel Ferro, disse que a actividade visou felicitar a grande iniciativa que o chefe do Executivo teve no quadro do Programa de auscultação da juventude e que tem como objectivo dialogar sobre os principais problemas que afligem esta camada.


“Hoje há filhos que são obedientes e outros desobedientes que não aceitam os conselhos das mães nem dos pais, por isso é que marchamos também pela iniciativa que o Presidente teve, porque muitos jovens pensam que o Governo não se importa com eles”, disse Maria Isabel Ferro.


A responsável da OMA adiantou que o governo provincial está a trabalhar para identificar os principais problemas que afligem os jovens em toda a extensão da província, colhendo inquietações, propostas e sugestões, para que de forma paulatina possam ser resolvidos.


Maria Isabel Ferro exortou a juventude para que, apesar das dificuldades que enfrenta, deve ter esperança em dias melhores e não enverede por práticas negativas, como a delinquência, prostituição, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de drogas.


“Graças à liderança do Presidente da República o país vive hoje num clima de paz e desenvolvimento, onde todos os angolanos têm a oportunidade de uma vida melhor e um futuro promissor”, frisou.