A carregar...

Maurílio Luiele, acadêmico e Secrétario da Saúde da UNITA

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 2.33 (3 Votos)

Lisboa - Num presente governo da UNITA seria ele o Ministro da Saúde, por estar a desempenhar funções equiparadas junto do secretariado do aparelho partidário. É médico de formação que para além das suas responsabilidades politicas conta no seu currículo com uma carreira acadêmica invulgar.

Fonte: Club-k.net

Nasceu na Missão Evangélica da Chissamba, município de Katabola, província do Bié mas viveu parte significativa da infância na conhecida Missão do Dondi, no município de Katchiungo, província do Huambo, onde o meu pai era professor.

Maurílio Luciano Sabino Luiele, ou “Doutor Maurilio” como é mais tratado fez os estudos primários na Escola primária n.o 35, a época única Escola primária oficial na então vila da Bela-Vista, posteriormente Katchiungo. Os estudos secundários, 1.o ciclo, foram realizados na Escola Preparatória Duarte Teixeira, também na naquela circunscrição administrativa colonial tendo concluído o 2.o ano já em 1974, tempos já conturbados na sequência dos acontecimentos de 25 de Abril.


Desta feita entrou para o Liceu do Huambo (ex-Norton de Matos) apenas em 1975, já sob jurisdição da UNITA sendo forçado a uma interrupção em 1976 por força dos desenvolvimentos militares. Só em 1977 é que conseguiu retomar os estudos no mesmo Liceu do Huambo já na vigência da República Popular de Angola. Em 1979 concluiu a 8.a classe e foi encaminhado para o recém-criado Instituto Médio de Saúde, no Kuito, província do Bié. Concluiu o curso médio de saúde neste Instituto em 1983 e, apesar de vigorar nesta altura a obrigatoriedade de cumprir dois anos de serviço, este profissional foi premiado com a possibilidade de ingressar directamente na Faculdade de Medicina por se ter destacado como estudante da primeira leva de formados daquela Instituição.

Assim, em 1983 rumou para Luanda onde ingressou na Faculdade de medicina da Universidade Agostinho Neto. Concluiu a licenciatura em medicina nesta Universidade em 1989 e, por ter sido um aluno acima da média foi contratado, ainda enquanto estudante, como monitor da disciplina de Bioquímica na Faculdade. Com a conclusão do curso prosseguiu naturalmente a carreira docente, vinculado ao Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade agora como assistente. Dedicou-se continuamente à docência na Faculdade de Medicina, até hoje onde ostentando hoje a categoria de Professor Auxiliar.

Em 2004 iniciou o Mestrado em Bioquímica no Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que concluiu em 2007. Desde 2010 que o mesmo esta inscrito no curso de Doutoramento em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Enquanto esteve no Huambo militou na OPA tendo sido integrante da banda musical daquela organização, inicialmente denominada mini-ondaka yo wiñi e posteriormente, kudyanguela, ao lado de figuras como Deslandes Afonso, Ekumbi Liahuka, Tino Pitra, Roque Gonçalves, Eusébio Faustino, Mingo e Carlitos Mota Lemos e tantos outros. Como dirigentes da OPA nesta altura destacavam-se Fató Felizardo, Tota Pitra e Didi Salvador.

Notabilizou-se também como guarda-redes de Andebol desde os tempos da Bela-Vista e também durante os tempos de estudante no Huambo e no Kuito. Fez uma passagem fugaz pelo basketbol, numa equipa da Casa dos Rapazes do Huambo treinada por Bi Figueiredo que foi posteriormente Secretário Geral da FAB. Jogou nesse time com o Eng.Nataniel Santos hoje Director de Infra-estrutura da ENANA. Quer Nataniel como Bi Figueiredo foram seus colegas do Liceu, na famosíssima Turma 8.3.


Na politica tem se destacado como alto dirigente da UNITA ao qual ocupa o cargo de Secretario da Saúde. É também conhecido na sociedade civil com umas das figuras que participa em debates na comunicação social. A poucos anos atrás assinava uma coluna no Semanário Angolense ao qual teve de ser convidado a abandonar no seguimento do processo da compra da publicação por figuras alegadamente conotadas ao regime. Nas últimas semanas, foi visto a integrar uma caravana presidencial da UNITA que seguiu para o sul do país a distribuir alimentos e bens de primeira necessidade a vitimas da seca e da fome naquela região de Angola.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.

leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL