Luanda – Cerca de 465 cadetes policiais, dos quais 69 do sexo feminino, frequentam o curso de licenciatura no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais "Osvaldo Serra Van-Dúnem", instituição de ensino criada há dois anos, pela corporação, com a missão de formar profissionais de segurança pública, dotando-os de competências para o bom exercício da função policial.

Fonte: Angop
O director da instituição, subcomissário Alberto Limão, referiu que frequentam o primeiro ano 276 discentes, dos quais 47 do sexo feminino, enquanto 189 encontram-se no segundo ano, sendo 22 senhoras.

A par desses, adiantou que frequentam igualmente o curso superior no ISCPC, 12 quadros da polícia cabo-verdiana, no âmbito da cooperação existente entre as instituições policiais dos dois países.

Segundo o oficial comissário, o instituto surgiu numa altura em que se fazia sentir sobremaneira a sua necessidade ao nível das forças policiais.

Relativamente a grelha curricular, de acordo com a fonte, os cadetes têm dupla opção de saída, sendo uma em segurança pública, com 64 disciplinas, e a outra em investigação criminal, com 65 disciplinas.

O curso de licenciatura tem duração de quatro anos, sendo os dois primeiros de tronco comum. A carga horária do curso é de 480 horas lectivas. Por outro lado, esta instituição castrense de ensino superior ministra ainda cursos de especialização e actualização para quadros do sector em diversas áreas do conhecimento policial.

E, nesta altura, de acordo com o subcomissário Alberto Limão, 35 efectivos participam numa formação em gestão de recursos humanos, 30 em protecção de objectivos estratégicos, igual número em gestão e preparação de forças, 37 oficiais operativos para a polícia fiscal, 27 em educação e cidadania, 43 em investigação criminal, igual número em prevenção criminal, 14 em investigação de acidentes de viação, totalizando 259 efectivos.

A alta patente policial disse haver uma série de requisitos para admissão nesta instituição de ensino superior, nomeadamente ser quadro da PN e com ensino médio como habilitações literárias, idade entre 18-25 anos e ser apto nas provas de admissão física, psicotécnica e testes médicos.

O Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais – I.S.C.P.C, criado por Decreto Presidencial número 9/12, de 20 de Janeiro, entrou em funcionamento a 29 de Março de 2012 e tem por missão a formação de profissionais de segurança pública em nível superior, dotando-os de competências para o bom exercício da função policial.

Tem ainda por finalidade produzir pesquisa científica em áreas relevantes de interesse policial, organizar e ministrar cursos de pós-graduação conferentes de graus académicos de mestrado e doutoramento, a cooperação e intercâmbio cultural, científica e técnica com instituições congéneres nacionais e estrangeiras em matéria de segurança pública, entre outras atribuições.

A instituição conta com 54 salas de aulas, uma biblioteca, um museu, nove laboratórios, um centro de psicologia aplicada, ginásio, dormitórios com 840 camas, auditório com capacidade para 540 lugares, refeitórios, centro de documentação e centro médico, este último dotado de farmácia, laboratório, sistema de RX e capaz para internar 10 doentes, parada, entre outros.

Com 114 docentes, dos quais 16 estrangeiros, o instituto conta com áreas académica, científica e administrativa.