Paris – Cerca de 48 horas após o Comité Permanente da Comissão Política da UNITA (maior partido da oposição angolana) decidir suspender – de todos cargos que ostentava na Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA) e na direcção daquele partido, nos próximos dois anos – Mfuka Fuakaka Muzemba reagiu, publicamente, dizendo “não estar de acordo com a referida decisão”.

Fonte: Club-k.net
O então secretário-geral da JURA reagiu através da sua página do “Facebook” garantindo que cumprirá – de cabeça erguida – a  “sentença aplicada”. Dando atender, segundo os analistas da matéria, que a Comissão de Sindicância criada para o efeito, agiu puramente de má fé, ou melhor, foi parcial.  

Mfuka Muzemba deixou claramente no seu mural que não pretende (por via do Facebook) repor publicamente a verdade dos factos, das inúmeras acusações que lhe-é formulada pelos seus companheiros. Mas acredita que nos próximos dias o seu caso poderá surtir um debate público.

Por fim, o ainda deputado da Assembleia Nacional assegurou, que “não se fez justiça” como, de certeza, esperava.

Por outro lado, o secretário provincial da UNITA no Huambo, Liberty Chiyaka, endereçou palavras de encorajamento ao líder suspenso, escrevendo no seu mural da mesma rede social o seguinte. “A vida tem dessas coisas; tal como no amor, na política, também, às vezes, as pessoas perdem para depois ganhar! Terminou um período na vida política do meu amigo e companheiro Mfuka Fuakaka Muzemba e começa uma nova fase que lhe sugiro ser de reflexão para um novo recomeço (…)”.

Importa recordar que a decisão sobre a sua suspensão (das suas funções de secretário-geral da JURA, da direcção da UNITA, continuando a ser apenas deputado à Assembleia Nacional) saiu da reunião extraordinária do Comité Permanente da Comissão Política daquele partido, realizada na última sexta-feira (06/09), em Luanda.