Luanda  - Após menos de três meses como presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, líder do Fundo com $5 bilhões de USD sob sua gestão foi classificado como número 26 dos 100 melhores presidentes de fundos soberanos no mundo. As classificações são elaboradas através de um processo anual de medição, dirigido pelo Instituto dos Fundos Soberanos.

Fonte: Fundo Soberano

Carl Linaburg, Presidente e Co-Fundador do Instituto dos Fundos Soberanos comentou, “A equipa do SWFI escolheu os executivos de Fundos públicos mais importantes e influentes em 2013 por meio de classificação dos proprietários de activos de médio e grande porte baseado na sua contribuição individual para a indústria como um todo. José Filomeno dos Santos, representa uma nova ronda de líderes que gerenciam riqueza soberana da África sub-sahariana, desempenhou um papel fundamental no estabelecimento do FSDEA e, sem dúvida, influenciou a indústria dos proprietários de activos em África."

Comparado em termos de existência com a maioria dos fundos soberanos, o Fundo Soberano de Angola ainda se encontra na fase inicial. Porém está a progredir positivamente em todos os aspectos da sua gestão. Os próximos 12 meses deverão ser tremendamente excitantes e é considerado que o fundos se encontra no bom caminho para proporcionar muitos benefícios de longo prazo a Angola e ao seu povo.

José Filomeno dos Santos ficou à frente de Ted Wheeler, Tesoureiro do Estado de Oregon e responsável pelo Conselho de Investimentos de Oregon nos EUA e houve outro fundo dos EUA, o Alaska Permanent Fund Corporation, liderado por Jay Willoughby que ficou