Luanda - Dos passivos colectivos herdados do regime colonial português, destaco o facto de o angolano não ter aprendido política.Daí, realço o esforço feito nessa vertente pelos nossos maiores, velho Holden Roberto, Dr A.Neto e Dr J.Savimbi, para se combater tal mal.

Fonte: Club-k.net

Volvidos quase 40 anos de independência, só não faz esforço para se desprender desse mal, todo o angolano que não quer, pelo menos para os intelectuais que escolheram as Ciências Políticas para servirem a causa comum e não a causa individual.


Hoje, se o intelectual constitui a consciência da Sociedade e tem os seus admiradores, importa dizer que a intelectualidade só tem valor quando defende uma determinada causa e desde que seja justa.


No entanto, em Angola,temos intelectuais derrotados pela corrupção passiva, ignorando o seu próprio valor, bajulando até a sua própria consciência só para receberem míseros kuanzas que permitam sobreviver, ignorando que tais kuanzas fazem parte daquilo que já lhes dizem respeito. É o que assistimos todos os dias: cadáveres políticos que ressuscitam ao cabo de um ano ou em vésperas de eleições; imposição de propaganda amarela com estrela sobre as cabeças; pronunciamentos forçados em troca de pão;artigos em jornais devidamente comprados para se denegrir homens de mentalidade sã, entre outros.


No último fim de semana, um dos ditos semanários, trouxe à tona uma matéria meramente ridícula sobre a pessoa do Presidente Samakuva: classificando-o de mau gestor,de ter rrecebido avultadas somas de dinheiro pelo património do Partido mas nunca exibindo provas documentais, só porque alguém teria sido forçado a abandonar o Complexo do Partido em Viana, ocupando uma das casas que fazem parte do património do Partido! A UNITA não pode servir de beiral para albergar indivíduos precocemente velhos ou abrangidos por uma senilidade prematura! A UNITA é um Partido com sérias responsabilidades e só não tomou conta do Poder por em Angola haver um PhD em matéria de fraudes eleitorais, o que também vai conhecer o seu fim.


Mas no seio de tanta intriga contra o Presidente do meu Partido, o Mais Velho Isaías Samakuva, vou imediatamente para os ensinamentos do meu Mestre, aquele que me mostrou o caminho ideal, o politólogo do tempo em que nasci, o meu educador, aquele que me ensinou o patriotismo, o Dr Jonas Malheiro Savimbi, quando dizia:

" A mentira e a traição são armas que exibem os cobardes, aqueles que agem na penumbra porque têm medo da verdade".

" É na incúria do nosso adversário onde aproveitamos com perspicácia a nossa inteligência para somarmos mais vitórias".

" O lugar de escravo não se busca, está ao alcance de todo o homem fraco. Mas o lugar cimeiro de dignidade conquista-se com muito sacrifício".

" A luta politica exige inteligência, exige melhor organização e resistência de nervos. Quem se deixar vencer pelos nervos, perde."

" O preço da vitória de um homem de valor é levar caneladas ".

Agarrando-me a estas máximas do Velho Jonas, como carinhosamente o chamàvamos, fico muito feliz quando o Presidente Samakuva é "atacado". Se esse" ataque" significa mais uma refeição para quem o faz e para os seus filhos, num país de exorbitante riqueza e tamanha miséria, então o Presidente Samakuva indirectamente vai dando apoio desinteressado aos pobres de consciência, intelectualmente erodidos, mas que devemos respeitá-los, biologicamente, porque foram criados por Deus.


Por isso, muita força, Presidente Samakuva, porque ninguém bate em animal morto.

Vitorino Nhany
( S G da UNITA )