Lisboa – Antes de mais, eu não fui nomeado pelo Mfuka como seu advogado de defesa. Mas venho aqui publicamente expressar a minha solidariedade ao Mfuka, não porque entenda ou tenha a certeza de ele é inocente, como ele afirma. Mas para mim continua a ser estranho o caso Mfuka.

Fonte: Facebook
É que com o senhor Isaías Samakuva a liderar a UNITA este tipo de caso aparece sempre na hora H. Foi também assim com Abel Chivukuvuku. Mais claro para todos entenderem... a JURA tem de certeza uma forte representação no congresso onde são eleitos os dirigentes da UNITA.

Samakuva deve ter percebido que Mfuka não estaria do seu lado numa nova reeleição e aproveitando uns mujimbos que o MPLA e seus esbirros sempre vão lançando.

Se provaram internamente que o Mfuka cometeu alguma ou várias aldrabices, nada provaram para o exterior. Não se pense que a UNITA vai sair enfraquecida desta tormenta. Pois estas  acontecem em todos os partidos políticos do mundo.

A UNITA não é de Samakuva, nem de ninguém em especial. A UNITA é um projecto de muitos angolanos em alcançarem a independência e a liberdade com progresso para todos os angolanos, liderada por Jonas Savimbi... para todos os angolanos que nela e no seu projecto se revêem.

Não entendo a ânsia de toda a gente em acusar o Mfuka que antes era muito bom e agora deixa de ser bom dum momento para o outro. Isso comigo não cola, como também não colam as muitas jogadas bacocas do MPLA.

Nós não somos obrigados a engolir tudo o que nos colocam na frente. Nós temos de saber ler nas entrelinhas quando não nos mostram que 1+1=2. Muito sinceramente, para mim não foi o Mfuka nem a UNITA que perderam nada neste caso. Para mim foi Samakuva que perdeu.

A própria secreta do regime ditador do MPLA envolveu o Mfuka com o meu B.I. de angolano, como tratando-se de uma vigarice do Mfuka, o que facilmente desmontei porque o meu BI foi tirado em 2003 e numa altura em que o Mfuka nem era dirigente da JURA.

Mas o que eu tenho reparado é que sob a liderança de Samakuva nunca a UNITA sai em defesa dos seus dirigentes menores nestas situações de intriga do regime. Afinal isso só demonstra a incapacidade de liderança e não me admira.

É que se Samakuva até hoje ainda não conseguiu colocar os pontos nos i´s na imprensa estatal angolana que trucida todos os dias a UNITA, então não consegue colocar nem virgulas na caminhada que todos os angolanos desejam para a vitória da democracia em Angola!

Samakuva depois do que aconteceu com Chivukuvuku e agora com Mfuka, sempre me pareceu o líder do "quase" ou seja, aquele líder que chega perto mas nunca alcança...até parece o Jesus, aquele que treina o Benfica. Chega só perto!

Assim, acho que o Mfuka está a ser trucidado na arena política, mas não pode ser sozinho. É que Samakuva também não ficou bem na fotografia porque muita gente e eu próprio tenho o direito de desconfiar da oportunidade dos casos dentro da UNITA... quando não convém a Samakuva.

Na UNITA cabem todos e ainda mais aqueles que mais a serviram em prol dos angolanos... aí entre muitos cito o Mfuka e o Samakuva. Eles são ambos elementos que ainda muito têm a dar à UNITA.

Mas se Mfuka já não é mais líder da JURA, pode ser sempre aproveitado noutras situações no interesse do Partido! O mesmo digo de Samakuva, depois de juntar a UNITA dos cacos em que se encontrava e esse mérito é dele... pode continuar a servir a UNITA noutros lugares, mas ele que deixe espaço para que outros concorram à liderança da UNITA.

A UNITA não pode ser como o Benfica que insiste no Jesus... eu sou de opinião de que com tanto caso a UNITA tem de encontrar um novo líder. Um líder que coloque a imprensa do estado no seu lugar, que chame o povo às ruas mais vezes do que uma vez de 10 em dez anos e só porque aproveitou o reboque de uns quantos "revús" que têm levado surra e nem uma palavrinha têm tido do Samakuva.

A UNITA precisa de um líder que saia à rua e marche no meio dos seus jovens e jovens de todas as cores partidárias. A UNITA precisa de um líder que convide todos os jovens para os ouvir e os unir. A UNITA tem de fazer uma opção... ou continua a fingir que chora... para mamar, ou muda e defende os angolanos não na esperança de que o regime caia de maduro, mas na base da sua acção para que isso aconteça!