Luanda – O ministro da Economia, Abraão Gourgel, conferiu esta quinta-feira, 12, em Luanda, posse aos novos presidentes dos conselhos de administração (PCA) e administradores das empresas públicas do Ministério dos Transportes.

Fonte: Angop
Assim, foram investidos os presidentes do conselho de administração da Unicargas, das empresas de Transportes Urbanos de Luanda (TECUL), Sécil Marítima, Linhas Aéreas de Angola (TAAG), da empresa de Abastecimento de Materiais (ABAMAT) e da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), respectivamente, Rubem Dombaxi, António de Freitas Neto, Manuel Domingos Faria, Joaquim Teixeira da Cunha, José Mário Silva e Manuel Ferreira de Ceita.

Tomaram igualmente posse, os presidentes do conselho de administração dos Caminhos de Ferro de Luanda, Benguela e Moçamedes, nomeadamente Celso Rosa, José Carlos Gomes e Daniel Kipaxi.

Francisco Venâncio, Anapaz Neto, Joaquim Domingos Neto, António Luís de Lemos, Nazaré Neto e André Cosmo foram empossados nos cargos de presidentes do conselho de administração dos portos de Luanda, Lobito, Namibe, Soyo, Cabinda e Amboim.

Na mesma ocasião foram também empossados os administradores das respectivas empresas.
Na ocasião, o ministro das Finanças, Armando Manuel, pediu aos empossados para usarem a sua experiência, saber e zelo para o bom desempenho das unidades empresariais.

Acrescentou que Angola entrou numa nova fase, num desafio que deve ser ganho e que levará a patamares que vão possibilitar a dinamização da economia, de modo que cada uma das unidades empresariais possa cumprir o desafio esperado na prestação dos serviços necessários a economia na produção dos bens.

“Entendemos nós que o vosso empenho vai permitir que as unidades empresariais passem a ser vistas como unidades rentáveis, num ambiente de mercado onde a demanda obriga nestas empresas a oferta de serviços e produtos e a correcta combinação dos recursos humanos materiais e financeiros”, sublinhou Armando Manuel.

Referiu que a nova Angola precisa de ser construída com unidades empresariais rentáveis, com um sector público forte, não apenas na perspectiva administrativa, mas também na empresarial.

Por outro lado, o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, conferiu igualmente posse aos novos directores nacionais e gerais dos institutos públicos do sector.

Tomaram posse os directores gerais do Conselho Nacional de Carregadores, do Instituto Nacional dos Caminhos de Ferro de Angola, Instituto Marítimo e Portuário de Angola e do Intercâmbio Internacional, respectivamente Agostinho Manuel Itembo, Júlio Bango Joaquim Victor de Carvalho e César Ferreiro.

Foram igualmente investidos João Lenda, Gaspar dos Santos, Noelia Accuilo e Augusto Trindade, nos cargos de directores do gabinete jurídico, de inspecção e dos transportes rodoviários.

Na ocasião, Augusto Tomás disse que o sector que dirige continua a pugnar pela inter-modalidade, desenvolvimento equilibrado entre o sector aéreo, ferroviário, médio portuário e rodoviário, consolidando o que está bem feito e melhorando o que deve ser melhorado, de modo a levar até ao fim os projectos do sector no âmbito da reconstrução e desenvolvimento do país.

Referiu que o momento é de reflexão sobretudo em relação ao trabalho que tem de ser concluído este ano e a estratégia gizada pelo executivo no sector dos transporte e da logística entre 2013 e 2017.

Isto é, continuou, ao nível da reestruturação e modernização dos aeroportos do país, do arranque de alguns projectos do domínio portuário e da cabotagem no litoral e na província de Luanda e também no reforço da capacidade de transportação de pessoas e mercadorias a nível do país.

Referiu que, concluir a elaboração dos planos directores dos transportes e de logística e de mobilidade para as 18 províncias e buscar uma perfeita articulação entre o programa do sector com o das províncias e o de outros sectores, considerando o papel estratégico dos transportes na dinamização do desenvolvimento da economia nacional, constituem apostas do sector dos transportes.