Lisboa – Tchizé dos Santos é, dentre os filhos do Presidente José Eduardo dos Santos, a única que esta exercer militância no MPLA, a partir das bases, desta formação política. A observação é de meios partidários que de modo espontâneo “fiscalizam”,  o filhos dos governantes  que militam “de verdade”.

Fonte: Club-k.net

A também empresaria faz parte da OMA- Organização da Mulher Angolana (ver foto)  e  do Comité de Acção do Partido (CAP), 15 do bairro Alvaldade.  É  pelas bases que Tchizé foi   indicada para ascender as listas de deputado a Assembleia Nacional da qual integra. Esteve presente na campanha eleitoral as eleições de 29 de Agosto de 2012, tanto como nas de 2008.

Já o seus irmãos, aparentam estar desvinculados aos partido. Isabel dos Santos a primogénita já declarou em entrevista a Finantial Times, sobre a sua desligação partidária. Apareceu circunstancialmente em alguns eventos ao qual é convidada como integrante da classe empresarial.

“Percebo o que quer dizer mas, como disse, não faço política. Faço negócios e não sou política. Tive sentido para os negócios desde muito nova. Vendia ovos quando tinha seis anos”, esclareu Isabel a revista estrangeira.

O seu irmão José Filomeno dos Santos “Zenu” que é tido como um dos potenciais a sucessão do sei pai, Eduardo dos Santos encontra-se na mesma condição. Desconhece-se o seu CAP, nas bases do partido. Já foi visto num acto  da JMPLA, na qual clarificou que se encontrava na condição de convidado.

A situação de Zenu, em relação a Isabel, é vista com maior gravidade tendo em conta a sua condição de um dia  eventualmente desejar concorrer  como cabeça de lista,  pelo  o MPLA. Dai que se alega que Tchizé é a única filha de JES  que esta a fazer carreira política cumprindo/respeitando  as etapas necessárias.