Luanda - O Bureau Politico do MPLA recorda o saudoso Presidente Agostinho Neto como patriota convicto, politico de rara dimensão, poeta maior da angolanidade e estadista perspicaz e genial.

Fonte: Angop

ImageEsta consideração está contida numa declaração sobre o 17 de Setembro, dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional tornada publica nesta segunda-feira, 16, onde realça que o primeiro estadista angolano soube interpretar fielmente, as aspirações mais legitimas do povo, o que permitiu que, sob a suas esclarecida liderança, pudesse conquistar a autodeterminação e independência e criasse, em 11 de Novembro de 1975, o seu próprio Estado, o Estado angolano.

“ Trinta e quatro depois do seu desaparecimento físico, a sua obra, os ensinamentos e o seu legado histórico, segundo o qual o mais importante é resolver os problemas do povo”, continuam vivos na memória e na pratica dos seus continuadores, particularmente do seu digno sucessos, o Presidente José Eduardo dos Santos”,lê-se na declaração.

De acordo com o documento a aposta do Partido, para que Angola cresça mais e distribua melhor, o amplo diálogo com os jovens de todos os estratos sociais, para a discussão dos seus problemas e a equação de soluções, dentre outras acções, mostram o compromisso do Executivo, liderado pelo MPLA, na materialização do legado de Agostinho Neto.

A declaração do Bureau Politico realça que volvidos todos esses anos, após a sua morte e sob a liderança do presidente José Eduardo dos Santos, o país conquistou a Paz, há 11 anos, tem indicadores de crescimento animadores, factos que levam o povo angolano a confiar, cada vez mais , no MPLA, como factor permanente de equilíbrio, unidade e coesão nacional, deveras empenhado em fazer de Angola um bom país para se viver.

“ A consolidação da Paz, o reforço da democracia e a preservação da unidade nacional; a garantia dos pressupostos básicos necessários ao desenvolvimento, a melhoria da qualidade de vida dos angolanos ; a elevação da inserção da juventude na vida activa, o apoio ao empresariado nacional e o reforço da inserção competitiva de Angola no contexto internacional merecem destaque no Programa de Governo do MPLA, sufragado nas eleições gerais de 31 de Agosto de 2012, com 71,84 por cento dos votos e que serviu de base para a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento em execução “, sublinha o documento.

A declaração realça que aos comemora-se esta data memorável, o MPLA estende o seu reconhecimento a todos os valorosos patriotas que se bateram pela libertação de Angola, do jugo colonial português e pela defesa da independência nacional, contra as agressões de países estrangeiros e forças internas ao seu serviço.

O Bureau Politico do MPLA exorta a todos os angolanos de Cabinda ao Cunene, a honrarem os ideais do fundador da Nação, o saudoso presidente António Agostinho Neto, promovendo a coesão nacional e o bem estar de todo o povo. A efeméride decorre sob o lema “honremos os ideais de Neto, promovendo a coesão nacional e o bem estar dos angolanos”.