Luanda - O Tribuna Provincial de Luanda, propriamente na 3ª secção dos crimes comuns, voltou a notificar os membros do Movimento do Protectorado Lunda Tchokwe a fim de comparecerem no dia 25 de Outubro do corrente, para uma nova audiência (após o adiamento ocorrido no passado dia 23 de Agosto, por falta da presença dos advogados de defesa).
 
Fonte: Club-k.net

Os mesmos respondem através do processo-crime número 162/2010-B e o acórdão n.º12803 do Tribunal Supremo, que julgou sem efeitos aos recursos interpostos em 2012 e 2013, por falta de pagamento das custas judiciárias nos termos dos artigos 148º e 161º, remonta desde 08 de Janeiro de 2010.
 
Tudo começou quando os membros desta organização nomeadamente: Domingos Manuel Muatoyo, Luís Muacassange, Germano Chipalangana, João Daniel Muatunda, Zola Rocha Lunga Umue, Tomaica Passa André, Ferraz Xaluquele, Adelino Augusto, Serafim Oliveira Mutombo Paulo e Alberto Cabaza, foram “raptados” na via pública em Viana, pelos efectivos da Casa Militar da Presidência da Republica de Angola e os serviços de inteligência.
 
No dia 25 de Janeiro de 2010, o processo n.º 0364/2010/DES/GCO da DNIC deu soltura incondicional aos activistas: Luís Muacassange, Germano Chipalangana, João Daniel Muatunda, Zola Rocha Lunga Umue e Adelino Augusto.

No entanto, continuaram detidos (na Comarca de Viana) Domingos Manuel Muatoyo e Alberto Cabaza, que devido ao excesso de prisão preventiva em 14 de Dezembro do mesmo ano, foram colocados em liberdade provisória.
 
Este portal soube ainda que, foram notificados os cidadãos Ferraz Xaluquele, Serafim Oliveira Mutombo Paulo e Tomaica Passa André, que também haviam sido raptados na mesma viatura no dia 08 de Janeiro de 2010, a comparecerem na audiência de 25 de Outubro.
 
De realçar que a par este processo, existem outros membros deste organização que ainda permanecem presos na cadeia da Kakanda, província da Lunda-Norte, nomeadamente: Domingos Henrique Samujaia, José Muteba, António Silva Malendeca e Sebastião Lumanhi.