Luanda - Os 3 Líderes dos movimentos de Libertação Nacional assinaram, no Alvor, os Acordos de Bicesse que previam, entre outros pressupostos, a realização de eleições livres, justas e transparentes para Outubro de 1975 e a proclamação da Independência a 11 de Novembro, data proposta pelo velho Álvaro Holden Roberto.

Fonte: Club-k.net

Influenciado por Rosa Coutinho e Otelo de Carvalho, do Partido Comunista Português, o Dr A.Neto optou pelo argumento da Força, já que a probabilidade de o MPLA ser legitimado pelo voto do Povo era pouquíssima(abaixo de 20 %).

A 8 de Fevereiro de 1976, caía o bastião da UNITA(Huambo) pelo desequilíbrio na correlação de forças entre o corpo expedicionário russo-cubano e as Forças Armadas de Libertação de Angola(FALA), constituídas por patriotas angolanos.

O Dr J.Savimbi apela à Resistência Popular Generalizada, passando à frente da coluna de filhos de camponeses, pequena burguesia e outros para a restauração da democracia.

O MPLA pronunciava " slogans " como estes :
-" Morte aos fantoches "!
-"Para o inimigo, nem um palmo da nossa Terra" !
-" Nunca negociar com a UNITA" !

Os quadros pasmados com isso, interrogavam: mais velho, que futuro para Angola?
O Dr Savimbi, politólogo que era , respondia: " meus filhos, eu quero salvar aqueles que por si sós, não encontram um lugar de destaque na sociedade. Se o MPLA diz que nunca vai negociar com a UNITA, digo-vos que vai negociar porque na gramática política o advérbio de tempo NUNCA, não consta. Vamos só é dispor, constantemente, da razão e da força. Constantemente, da razão e da força. A força fará da nossa razão, a nossa força" !

Volvidos 16 anos de conflito armado, aqueles que diziam para o inimigo nem um palmo da nossa Terra, controlavam cerca de 414.566 km quadrados, enquanto que a UNITA controlava cerca de 829.134 km quadrados ! Que profissionalismo e saber do velho Jonas !

Morte do Dr A.Neto

É de salientar que, face ao evoluir do conflito, o Dr A. Neto tentava aproximar-se ao Dr Savimbi para substituir-se o conflito pelo diálogo. Sem medo de errar, talvez entre 1980 e 1981, fosse encontrada a solução para se voltar ao convívio entre filhos da mesma Mãe.


Porém, suponho que tal clima de aproximação aliado ao uso de uma figura de estilo, no caso, a metáfora, pelo Líder do MPLA, quando dizia : " A África é um corpo inerte onde cada abutre vem debicar o seu pedaço ", como em política no relacionamento entre estados não há amizades permanentes, mas interesses permanentes, vaticino que os interesses estrangeiros estariam em perigo e o pronunciamento do Dr A. Neto teria ditado a sentença de sua morte !

A Desgraça dos Angolanos

Exaurida a possibilidade de devolver-se a paz para Angola, é que a 21 de Setembro de 1979 toma posse um homem chamado José Eduardo dos Santos!
O Dr Savimbi quando soube da morte do seu compatriota, perante os quadros dizia : com a morte de Neto, a guerra irá prolongar-se por muito tempo !

Lembro-me como hoje, no serão do dia 22 de Março de 2001, na margem direita do rio Luguebungo, na presença do SG Gen Gato, Embaixador Sakala, Embaixador Dachala, Gen Kamorteiro, Gen Kallias e outros, quando o velho Jonas dizia : vocês nunca devem faltar ao respeito a figura de Neto. Para lá dos erros que cometeu, em nenhum momento perspetivou a minha morte .Algumas vezes que reuníamos em Luanda, ao longo de concertações, à dada altura, dizia : Jonas, vamos encerrar a reunião porque vou fazer revolução! Após a separação, ouviam-se tiros pela cidade!

Assim, com a nomeação de JES, figura dócil aos interesses estrangeiros, mormente da Rússia, começa a desgraça dos angolanos!

Factos

Recrudescimento do conflito armado.

Silenciamento de vozes contrárias(intrapartidárias e extrapartidárias).

Profissionalização de fraudes eleitorais(chacina de quadros da UNITA após eleições de 1992).

Obstrução do voto e substituição da vontade do Povo pela sua.

Enfraquecimento dos Partidos Históricos(FNLA e UNITA).

Implantação de políticas de exclusão substituindo o "militantismo" ao
MPLA pelo patriotismo. Tem direito a emprego aquele que tiver cartão de membro do MPLA!

Ignorância total da Sociedade Civil.

Liderança do "Golpe de Estado Constitucional" em Fevereiro de 2010 anulando a tinta o que foi escrito a sangue, isto é, ignorar a essência do conteúdo do poder constituinte material assinado em Bicesse.

Agravamento do nível de vida dos angolanos, vivendo, a maioria, com menos de 2usd/dia.

10º Silenciamento de todos aqueles que reclamam pelos seus direitos à luz do artigo 47º da CRA(manifestações) : Alves Kamulingui e Isaías Kassule desaparecidos, detenção de Jornalistas como Rafael Marques, Alexandre Solombe e Coque Mukuta, entre outros.

11º Organização, estruturação, hierarquização e controlo da corrupção activa. Caso ridículo: há dirigentes que propositadamente o criticam energicamente, para criarem terreno de abraçarem a corrupção passiva recorrendo ao Rosto da Corrupção para mendigarem dinheiro.

12º Transformação da UNITA em alvo preferencial da corrupção passiva.

Esta é a desgraça dos angolanos! Os 34 anos de consulado de JES constituem-se num desastre, numa desgraça e num verdadeiro calvário. É necessário que as forças vivas e lúcidas da Nação reponham a dignidade da nossa única e amada Mãe-Pátria.