Benguela - O episódio Mfuka Muzemba que supostamente recebeu “grandes trocos” para trabalhar como espião ou abafar os contornos políticos da UNITA, a favor do seu arquirrival MPLA, despertou-nos para uma temática, talvez pouco convencional entre nós. O papel dos infiltrados, os dados históricos ilustram-nos, a utilidade que o espião representa para o Estado e outras instituições, dá sagrada escritura à ciência.

Fonte: Club-k.net

Deus orientou ao Moisés para mandar 12 espiões à terra adversária, Adolfo Hitler com os seus meios “rudimentares” de espionagem fazia escutas telefónicas aos seus adversários/inimigos, quiçá o maior embrulho é o acordo de cavalheiros com o Papa Pio XII", foi claramente trabalho da Gestapo (Policia Secreta do Estado de Hitler). Agência Central de Inteligência (CIA) nos EUA, foi criada no período conturbado, a fase dos blocos que deviam o mundo e reforçada para o combate ao terrorismo, após 11/9, enquanto à Rússia, criou o Comité de Segurança do Estado (KBG), actualmente dividiu-se em Serviço Federal de Segurança da Federação Russa (FSB), internamente, e o Serviço de Informação Estrangeira (SVR), externamente. A CIA e os serviços secretos russos sempre tiveram problemas/descobertas/acusações/derrotas e infiltrados no seu seio.

A nossa luta de libertação nacional, teve alguns nomes que trabalharam para Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE) Portugal, infiltrados nos Movimentos Angolanos, perguntem ao Embaixador Luís Neto, conhece-os. Ele vive gritando aos microfones da Rádio Pública para que os mesmos se apresentem e peçam desculpas ao povo. A nossa História recente apresenta dados curiosos traições/perseguições/mortes que aconteceram dentro e fora dos próprios Movimentos de Libertação Nacional (hoje Partidos Políticos). Dias horríveis, SEXTA-FEIRA SANGRENTA, 27 DE MAIO de 1977, DIA 7 DE SETEMBRO DE 1983 (“MORTE ÀS BRUXAS") etc.


O nosso objectivo não é ressuscitar fantasmas do pretérito que assombram vidas, mas apenas conhecer os erros a fim de que a futura geração não os volte a cometar. Contem-nos a verdadeira História!

Não vamos aterrar propositadamente aos efeitos bélicos dos maços de dinheiro, do sigilo bancário, do suspenso Muzemba, parecem-nos “desnecessários”. A História julgará! Isto não deve constituir surpresa para ninguém! Pois, não há Estado, Empresas, Partidos Políticos… que se diz sério, menosprezar um recurso tão valioso que é a espionagem. Obter informações secretas dos seus adversários ou inimigos é fundamental. Auxilia à manobra política.

A nuvem negra que o caso Mfuka trouxe, revela-nos que a UNITA, MPLA,CASA-CE, PRS, e outras organizações políticas, religiosas… não estão isentas aos espiões, aliás não é de hoje. O ex- secretário juvenil da JURA é um “miúdo”, apareceu agora, a História de acordos secretos naquela força política é antiga. Terão ficado os verdadeiros espiões!


A História de espionagem envolve dinheiro, recursos tecnológicos e humanos, desde a luta para independência nacional que os espiões foram financiados. Quem pensa que lutamos apenas com catanas na mão, não quer ser honesto. Não se faz guerra/guerrilha/revolução…Sem dinheiro ou logística. Por isso, entendemos horroroso quando políticos experimentados questionam sistematicamente a origem dos dólares das Ong´s ou pessoas “contra” o regime. Vocês também quando estiveram contra o colono recebiam apoios clandestinos! Fiquem calmos! Não defendemos "dinheiros ocultos".


“Os espiões do inimigo que vieram espiar-nos devem ser procurados, aliciados com subornos e confortavelmente alojados. Assim, tornar-se-ão espiões convertidos e disponíveis para colaborar connosco” in, Sun TZU, Arte da Guerra, Clássica Editora, 2012, p.111

Cidadão Angolano