Lisboa – Faleceu na manha desta terça-feira, 08, em Lisboa, o médico angolano Carlos Jorge Viegas Morgado. O malogrado encontrava-se há mais de dois meses a lutar contra uma leucemia.
 
Fonte: Club-k.net
Nascido no Sambizanga, Carlos Morgado  notabilizou-se na política angolana  como o  médico pessoal do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi na década de 80/90 e como o primeiro líder da bancada parlamentar do “Galo Negro”, logo após as primeiras eleições no país.
 
A confiança que Jonas Savimbi tinha para com o mesmo era sem paralelo. Enquanto médico  pessoal de Savimbi e membro da alta hierarquia daquele partido fez parte de uma delegação presidencial da UNITA que em Junho de 1988, foi recebida pelo então Presidente norte-americano, Ronald Reagan, na Casa Branca.

Em Setembro de 1990 tornou a fazer parte da comitiva de Savimbi e Chitunda que desta vez  foram recebidos  em Washington por George Bush “pai”. No ano, a seguir após aos acordos de Bicesse, Jonas Savimbi  chamou-lhe novamente para integrar a maior delegação presidencial da UNITA levada ao estrangeiro (Alemanha, Bélgica, França e etc.) entre 31 de Maio a 11 de Junho de 1991.
 
Em finais de 1992  se registou confrontos entre militares da UNITA e do governo, nas ruas de Luanda,  Carlos Morgado tomou parte de um encontro com Jeremias Chitunda, Salupeto Pena e Abel Chivukuvuku que planeavam preparar a saída de Luanda.  

Na tentativa da fuga foi alvejado nos membros inferiores, nas mediações do Largo Serpa Pinto (redondezas do hotel Mundial). Foi levado para o hospital  Militar e mais tarde para as instalações do Ministério da Defesa, onde ficou  cerca de seis meses sob custódia do exercito governamental, tempo  que coincide com a morte do seu pai em Portugal.

Depois regressou a Portugal, onde se tornou no principal representante deste partido em terras lusas. Era por ele que Jonas Savimbi, a partir das matas se correspondia inicialmente  com o Presidente Eduardo dos Santos, por via  de intermediarios.
 
Morgado fez a sua formação superior  no Porto, e nos últimos anos dedicava-se ao docência na Universidade Metodista de Angola, onde chegou a ser decano.
 
Em 2012, abandonou a UNITA, e ajudou a formar a coligação CASA-CE, de que foi um dos seus ideólogos, ocupando o cargo de secretário para Administração, Finanças e Património.

Era a figura a quem Chivukuvuku, planeava promove-lo a secretário executivo da coligação antes do congresso de Abril do corrente ano, mas sem sucesso porque o mesmo acabaria por adoecer e ser evacuado para Portugal até falecer. 

Quem é Quem:  Carlos Morgado, antigo medico de Savimbi