Benguela – O Grupo Parlamentar da UNITA manifestou-se nesta terça-feira, 08, em Luanda, consternado com à morte do secretário para Administração, Finanças e Património da CASA-CE, Carlos Veigas Morgado, ocorrido em Lisboa, Portugal, vítima de doença prolongada.

Fonte: Club-k.net
Segundo uma nota de imprensa enviada ao Club-K, os parlamentares do maior partido da oposição angolana reconhecem que, enquanto militante da UNITA, Carlos Veiga Morgado que também foi médico pessoal de Jonas Malheiro Savimbi (morto em combate em 22/02/02), desempenhou com “zelo e dedicação” o cargo de presidente do Grupo Parlamentar (da UNITA), após as primeiras eleições gerais de 1992.

“Nesta hora de dor e luto, o Grupo Parlamentar da UNITA em nome dos seus deputados e funcionários, endereça à família enlutada e a Direcção da CASA-CE, os seus sentimentos de profundo pesar”, rematou a nota.

Na mesma senda, o secretariado do executivo nacional da CASA-CE, além de anunciar o desaparecimento físico de Carlos Morgado, endereçou “a família enlutada, aos amigos e companheiros da CASA-CE, os seus mais sentidos pêsames”.

Por fim, a Mulher Patriótica Angolana reconhece que o “malogrado foi um incansável combatente pela liberdade, dignidade e valorização dos angolanos e pela democratização do nosso país”.

“Como politico, militar e médico foi sempre muito fiel aos seus princípios, pelos quais lutou com tenacidade entrega total e acreditou até ao fim da sua vida. O Dr. Morgado deixa um legado de humildade, solidariedade, de amor ao próximo e sobretudo com relação a aqueles que menos têm”, referiu a nota.

A ala feminina da CASA-CE salienta ainda que “Carlos Morgado era humilde e como disse José Marti “a humildade é sinal de grandeza”. Acabamos por isso de perder este grande homem que nos deixa mais pobres com a sua partida prematura, e ao mesmo tempo mais enriquecidos com o seu legado”.   

“As mulheres da CASA-CE vergam-se perante a memória deste intrépido combatente pela liberdade e democracia de Angola e prometem fazer do seu exemplo uma bandeira que hastearão orgulhosamente em todos os momentos que a Pátria o exigir”, concluiu a nota.