Luanda - Terminou a audição do jornalista Coque Mukuta (na foto), acusado de injúria contra um antigo funcionário da presidência da República.
Foram duas horas, segundo contou o jornalista, entrevistado por este canal.

Fonte: MISA-Angola

O colaborador da VOA foi ouvido na condição de arguido, processo número 1082/2013, de que é queixoso José Leitão, antigo colaborador do presidente angolano.

José Leitão moveu queixa, na sequencia duma mateira publicada na VOA em Julho passado. Na referida matéria, José Leitão é citado como tendo falsificado assinaturas, o lhe permitiu entrar como sócio duma conhecida empresa do mercado angolano. Este caso que estava a ser julgado pelo tribunal provincial de Luanda, foi tema de reportagem de Coque Mukuta, acusado de injúria e calúnia.


Não foi fixada nenhuma data para a uma nove audição.

Salvador Freire e Alberto Zola da Associação Mãos Livres, presenciaram o interrogatório desta segunda-feira.
Angola tornou-se dos países abundantes de crimes de delito de opinião, onde os jornalistas são recorrentemente levados aos órgãos de justiça penal.


Nos últimos meses, quatro jornalistas foram chamados pelos órgãos de investigação, um foi julgado pelo tribunal provincial de Luanda, acusados de calúnia, difamação e abuso de imprensa, destacando-se entre eles os nomes de Domingos da Cruz, julgado e absolvido (tribunal provincial de Luanda), Makuta Nkondo (ouvido na procuradoria da República) e Jorge Neto, para além deste caso que envolve o colaborador da VOA.


Angola ocupa o 138º no ranking da RSF, segundo o último relatório publicado pela organização com sede em Paris.