Lubango – Há uma semana planeja escrever um artigo sobre a corrupção que destrói a mente dos nossos governantes, e hoje dei de caras com o artigo do Dr. Elias Isaac no Club K sobre Corrupção, e ao ler, simplesmente impressionante ver como estamos mergulhados num marasmo sem fim. Alguma força extra terrestre precisa nos acudir com urgência.

Fonte: Club-k.net

Durante o ano em curso populações do sul de Angola vêem-se a braços com uma dura realidade de seca que provoca sede e fome, tanto à pessoas quanto à animais. Várias campanhas de SOLIDARIEDADE foram movidas para que doação de comida e outros bens fossem distribuídas para o povo no sul de Angola.

Vergonhosamente, várias caravanas de instituições diversas, entre elas associações sociais, políticas e religiosas, recolheram bens de primeira necessidade, como comida, água e roupa (especificamente) e levaram às populações afectadas pela seca.

Bom, se um país permite que seus habitantes gritem socorro aos quatro ventos, e que sejam tratados como mendigos, pois quem espera uma doação supõe-se dizer que não tem outra forma de sobreviver, é porque no mínimo o país é pobre ou encontra-se a braços com alguma crise financeira.

FACTOS

A dura surpresa é que Angola, o Governo Angolano, concorreu e ganhou o direito de realizar em território nacional o Campeonato mundial de Hoquei emPatins, tendo gasto, simplesmente 75 milhões de euros para edificar três pavilhões. Um dos pavilhões, o de Malange, foi construído para homenagear o aniversário do Presidente de Angola.

A Isabel dos Santos tem em sua fortuna pessoal mais de 4 Bilhões de Dólares. Governantes e membros do MPLA, até jovens sobrinhos ou laranjas de outros, são detentores de fortunas milionárias nos bancos comerciais de Angola.

Governantes do MPLA são donos de Colégios e Universidades, como é o caso do ex-vice-governador da Huíla, que em menos de um ano como vice-governador conseguiu erguer o seu pequeno Império, embora torto, mas feito com dinheiro do erário público, Colégios Pitágoras no Lubango, Chibia, e sabe-se lá onde mais, ganhando avultadas somas de dinheiro.

Generais afectos ao regime do MPLA continuam a esbanjar dinheiro comprando fazendas na Tundavala, onde já cercaram e ocuparam zonas que antes afirmavam ser reservas fundiárias, hoje está tudo cercado a mando de generais. Do 16 para frente, por todo o interior do país, terrenos cercados, fazendas enormes com mansões, tudo propriedade de generais.

Perguntamo-nos se quem vive em Angola são mesmo pessoas, ou somente o MPLA? O MPLA é um partido que governa o país a base da corrupção. Angola situa-se hoje no segundo lugar mundial em matérias de corrupção. Nada funciona sem uma gasosa, até solicitar um crédito bancário do programa Angola Investe, é terrível.

Voltando aos factos, como é que a sensibilidade de um presidente da República de um país com o qual “se importa” não lhe permite sair e perguntar como estão vivendo ou morrendo as pessoas que lhe votaram lá nos Gambos?

Como pode um presidente da República permitir que o seu povo morra a fome e sede, quando tem milhões para em tempo record construir três pavilhões de última geração, PARA IMPRESSIONAR O OCIDENTE?

Se os milhões de Euros que foram gastos para impressionar a comunidade internacional, mostrando que Angola afinal tem capacidades de organizar um mundial, apesar de ser um perdedor na matéria, fossem todos, todinhos aplicados para matar a fome da população, construir canais de transportação de água, investir no saneamento básico dos prédios obsoletos do Lubango que não têm esgotos funcionais, não seria de maior valia para a vida dos Angolanos?

Constroem-se novas centralidades com 1000 casas, para desalojarem milhões de pessoas que vão ficar na rua. Oferece-se dinheiro ao desporto inútil para o desenvolvimento de uma nação, quando o povo morre de fome.

Um presidente que sai duas vezes por ano para cumprir calendário eleitoreiro, mas vive cercado com a UGP pois sabe que o povo anda revoltado com ele, mas que não se importa com a miséria de mais ninguém.

IMPRENSA

A Imprensa de Angola não pode noticiar nada. Admira-nos como jornalista formados conforme-se em exercer a profissão do pau. É isso mesmo, são Paus Mandados. A imprensa Pública Angolana não tem fundamentos jornalísticos sólidos. A única matéria que aplicam na prática é a de apresentar a notícia ao cidadão, mas sem dar a este o direito de decidir se concorda ou não, se aceita ou não.

Tornaram-se todos bajuladores dos ditadores, que mesmo enganando o povo, não se importando com a nação, ainda assim, são ovacionados, e a população civil, desprezada. Em um país aonde a Imprensa coopera para que os factos atrozes não venham atona, a perdição é grande.

CONTEXTO SOCIOLÓGICO

Angola é um país que será conhecido em breve como a terra de ninguém. Assistimos todos os dias na televisão o mentiroso desenvolvimento, a imigração de investidores para o nosso país, várias culturas se misturam todos os dias no nosso solo, sem acautelarem-se os factores prejudicais que advêm da imigração em massa e por interessas vis.

Temo que os estrangeiros que estão a entrar em Angola olhem o nosso país apenas como o Garimpo deles. É realmente essa a realidade que vivemos. Muita gente e desloca para Angola, governos, etc, mas não é por causa da qualidade de vida existente no país, porque ao contrário, esses mesmos estrangeiros que estão em Angola, falam horrivelmente mal das condições sociais vividas em Angola pela grande maioria.

O índice de desenvolvimento humano é baixíssimo, a taxa de mortalidade infantil é elevadíssima. Então o que vêem fazer cá tantos estrangeiros? A resposta é simples: GARIMPAR.

O tecido social angolano está virando uma bagunça, e o que sobrar dele não saberemos classificar.

CRESCIMENTO ECONÓMICO NÃO SUJERE DESENVOLVIMENTO. O País está a crescer, no PIB, mas a corrupção e o índice de desvios de fundos mostram claramente que a saída para que Angola realmente se torne desenvolvida, está na destruição responsável dos recursos do país, sem o desejo famigerado de enriquecer a todo custo, esquecendo-se dos pobres.

Os analistas estrangeiros, atentos a realidade angolana, preocupam-se com o futuro que Angola terá. Se um dia o petróleo terminar e o diamante desaparecer, verão o que se tornará Angola.

Se a nação angolana não fazer uma guerra de ideias, manifestações contra o tipo de governo e de governantes que os lidera, certamente a corrupção engolirá o que resta desse povo sofrido. Manter

Livremo-nos dos Corruptos, e Façamos nascer uma Nova geração de Agentes Sociais, todos, não somente os políticos, mas até um terceiro sector forte e actuante. Se existisse um terceiro sector forte e actuante, o governo seria rapidamente pressionado a mudar depostura, e prender os corruptos.