Lisboa - A Rússia assinou com Angola contratos militares no valor de mil milhões de dólares, fazendo de Luanda o principal comprador de armamentos russos em África, escreve, esta quarta-feira, 16, o diário Vedomosti.

  Governo angolano encomenda 18 caças Sukhoi-30

Fonte: JN

Estes contratos prevêem, nomeadamente, o fornecimento de 18 caças Sukhoi-30, que foram fabricados nos anos de 1990 e utilizados depois pela Índia, precisa o jornal, que cita uma fonte no seio da empresa pública responsável pelas exportações de equipamentos militares.

Os contratos foram assinados na semana passada durante uma visita de Dmitri Rogozin, vice-primeiro-ministro russo, a Angola.

O diário russo recorda que Angola manteve estreitos laços com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que equipou as suas forças armadas nas décadas de 1970 e 1980 durante a longa guerra civil que atingiu o país.

Com o regresso da paz a Angola, em 2002, o Uganda passou a ser o principal cliente de Moscovo no continente africano.

Dentro em breve, está prevista a venda de sistemas de defesa antimíssil ao Brasil e Peru, tentando compensar desse modo a diminuição de importação de armamento russo pela Venezuela devido a problemas económicos, acrescenta o jornal.

As vendas de armas da Rússia aumentaram de forma considerável durante dez anos e atingiram, em 2012, um montante recorde de 15 mil milhões de dólares, o que faz de Moscovo o segundo fornecedor de equipamentos militares do planeta depois dos Estados Unidos.