Joanesburgo – Faleceu, vitima de doença prolongada, esta quinta-feira, 17, em Pretória, África do Sul, Aurélio João Evangelista  “Kalhas”, o director geral da Rádio Comercial Despertar desde Janeiro de 2013 e antigo vice-ministro da Comunicação Social no Governo de Unidade e Reconciliação Nacional (GURN) pela UNITA.

Fonte: Club-k.net

O malogrado foi uma figura de referência no sector da comunicação social da UNITA ao tempo de Jonas Savimbi. Dirigiu na década de oitenta a extinta Rádio Vorgan e já ostentou o cargo de secretário-adjunto para Informação do “Galo Negro”, antes de ser indicado, em 1995, para um outro cargo (secretário da Juventude e Desportos do seu partido).

Natural do Lobito, Evangelista “Kalhas” foi dos quadros da UNITA que teve passagem pela FNLA, onde esteve também ligado a uma rádio afecta ao movimento de Holden Roberto a partir do ex-Zaire (actual República Democrática do Congo).

Mais tarde esteve na Namíbia como refugiado e eventualmente partiu para as matas. No passado, foi muito activo na JURA, organização onde ascendeu, nas estruturas máximas.

Diz-se que o líder-fundador da UNITA, Jonas Savimbi, gostava muito dele, mas foi o seu conterrâneo, o falecido Adolisi Mango, ex-secretário geral da UNITA, que era considerado seu amigo do peito e responsável pela sua ascensão partidária.

No conhecido Congresso do Bailundo foi uma das figuras que esteve na linha da frente das apresentações do programa do conclave (ver foto). Faz igualmente parte de uma das famílias influentes na UNITA. Foi casado com a ex-deputada Ruth Dachala (irmã de Macial Dachala). Um dos seus filhos esta em vias de se casar com uma das filhas de Jonas Savimbi.

A importância que Aurélio João Evangelista “Kalhas” teve dentro do sector da comunicação da UNITA foi sentida em Setembro de 1989, na Jamba, quando Jonas Savimbi invocou-lhe a margem de uma alocução pública, a cerca das suas responsabilidades no processo de Paz e Reconciliação. 

Dizia Jonas Savimbi que “nesta minha palestra que não constitui o informe ao Congresso, porque esse está a cargo do meu colega, Dr. Jorge Valentim, ministro da Informação, quero tornar público o pedido que acabo de formular ao director da Vorgan, companheiro Kalhas. Solicitei-lhe que a Vorgan, de hoje em diante, não responda à emissora do MPLA dente por dente e olho por olho. A partir de amanhã queremos ouvir uma outra e diferente Vorgan. Uma Vorgan que se dirija ao povo Angolano com uma permanente mensagem de Paz e Reconciliação. Vamos parar de imediato com os 'santomenses' e com os 'fantoches'. Ocupemos antes os nossos tempos de emissão com uma mensagem que crie para a nossa Vorgan, como criou no passado, simpatia e respeito.” Fim de citação.