Luanda - Como esta semana todos os principais jornais publicados em Luanda abordam o discurso do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, sobre o Estado da Nação, optamos por começar “a revista de imprensa” enumerado os títulos e os respectivos órgãos.

Fonte: Club-k.net/Monacessa Distribuidora

“Basta!” destaca O PAÍS com a imagem do Chefe de Estado.

“Com Portugal as coisas não vão bem. Não aconselha parceria estratégica. A má gestão da divida do Estado levou a exoneração dos ministros da Economia e da Construção. É o resumo do Estado da Nação”, diz a publicação.

O SEMANÁRIO A CAPITAL intitula “salvas de canhão: JES avisa Portugal que a cooperação também pode morrer”.

“Amigo, amigo, abusos à parte... ‘Bravanço’ do PR”, destaca o SEMANÁRIO ANGOLENSE.

“Angola-Portugal: rescaldo do discurso de JES”, intitula NOVO JORNAL.

O SOL diz “no fio da navalha”, ilustrando a capa com uma grande imagem dos Presidentes de Angola e de Portugal, nomeadamente, José Eduardo dos Santos e Cavaco Silva, a brindarem com duas taças de champanhe.

O FACTUAL diz “Angola deu pau a Portugal”

“Dos Santos zangado com os ‘Tugas’”, intitula o JORNAL ANGOLENSE.

“O Kota ‘filipou’” destaca O INDEPENDENTE.

“Angola diz basta. Até que em fim presidente!!!” Noticia O CONTINENTE.

O jornal descreve que “JES comove a nação com discurso eloquente e esclarecedor”.

O AGORA diz “PR ignorou SINSE e quase foi vaiado no Parlamento”.

Este jornal traz como principal chamada de capa uma entrevista concedida pelo diplomata angolano, Luís Neto Kiambata, intitulada “a nova geração vai continuar a defender o elitismo, e isso vai continuar a agradar a mais pessoas fora do país”.

Nas páginas de economia o jornal notícia que “grupos criminosos ligados ao mundo da droga estão a desenvolver uma rede de desvio de mercadorias, em colaboração com as operadoras de terminais”. Este artigo tem como título: “Roubo de contentores está de volta no Porto de Luanda”.

Outros títulos:

“Mundo: Escravatura ataca na Europa”

“Desporto: Futebol Feminino vive agonia” “Nelito Soares engolido pela Zunga”

O PAÍS traz ainda como títulos de capa “Sapu: marginais matam pai e violam duas filhas”. O jornal diz que “depois de o terem esfaqueado mortalmente, os três algozes ainda tiveram tempo para comer, tomar banho e puseram-se em fuga”.

Outros títulos

“PGR: Há portugueses suspeitos de branqueamento de capitais em Angola”. “Islão: Mesquitas de porta fechadas”.
“Odete Chilala: ‘foi preciso o Dr. Abel Chivukuvuku para segurar a máquina”. “Palancas Negras: Oliveira Gonçalves regressa à selecção”.

O A CAPITAL traz como principal chamada de capa “Os Chefões da droga”. Esta matéria resulta de uma suculenta entrevista de cinco páginas feita a José António da Silva, antigo investigador do departamento de Tráfico de Droga da DNIC, e é acompanhada por uma imagem do mesmo.

“Antigo operacional da DNIC revela os meandros e as conexões do narcotráfico que, segundo sublinhou, está a envolver até famílias insuspeitas”.

Outro título:

“A Gingonça do macaco: Eternizados nos seus postos, líderes da oposição imitam aquele que mais criticam”.

O NOVO JORNAL destaca “aborto: 14 casos por dia nas urgências”, esta matéria que mereceu a principal chamada de capa é ilustrada com a fachada principal da Maternidade Lucrécia Paim.

“Nito Alves: jovem preso sem julgamento”. Neste artigo o jornal aborda a situação do adolescente que se encontra dedito já a vários dias.

Outros títulos:

“Akwa em entrevista: obrigaram-me a desistir”. “Arma: Angola moderniza arsenal das FAA” “Multi Choice quer reforçar em Angola”
“Ser Palanca: artistas recreiam símbolo”.

O SEMANÁRIO ANGOLENSE dá ainda honra de capa uma matéria relacionada com o fenómeno da corrupção na Europa com o seguinte titulo: “Portugal é o terceiro país mais corrupto da Europa Ocidental”.

Outros títulos:

“Ferrín sai caro à FAF”
“Em busca do tesouro escondido” “Luanda está um matonguê”

O FACTUAL notícia como principal chamada de capa: “Quim Ribeiro deixa cadeia de São Paulo”.

Outros títulos:

“Hospital Boa Vida ‘despacha’ 20 por dia mortos” “Conflito de terra leva general à prisão”

O JORNAL ANGOLENSE destaca “desaparecidos há um ano: Kassule e Kamulingue em panfletos do Parlamento”. Esta matéria é acompanhada com imagens destes dois jovens que desaparecerem misteriosamente, em Luanda.

O jornal traz ainda uma matéria relacionada com a morte do músico Beto de Almeida com o seguinte título: “Honras só depois da morte”.

Outro título:

“Morte anunciada do mercado dos correios”

O CONTINENTE traz ainda como chamada de capa: “Partidos reagem à intervenção do PR”.

Outros títulos:

“BPC muda para o edifício da Baía”
“Ministro das Finanças trás bons indicadores de Washington”. “Ministros dos Desportos e da Cultura na corda bamba” “Riquinho responde ao Manchete”

O MANCHETE destaca “futuro governador propor extinção: Comissão Administrativa de Luanda com os dias contados”. Esta matéria é ilustrada com as fotografias de José Tavares e João Lourenço, Presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda e Vice-Presidente da Assembleia Nacional.

O jornal volta a carga com a “briga” que trava com um dos donos do seu homologo CONTINENTE, com o seguinte título: “Riquinho: Ascensão e queda de um delinquente”.

Outros títulos

“Hipotecas de ‘lotaria’ no BESA”
“Sumiram com USD 2 milhões nos petróleos” “MPLA empurra Mosquito na Soares da Costa” “Águas turvas no Ministério da Defesa”.

A publicação das principais chamadas de capa dos principais jornais divulgados em Luanda resulta de uma parceria entre o Club-k e a empresa Monacessa Distribuidora. Os moradores de Talatona, Lar do Patriota, Kilamba, Camama e arredores interessadas em receberem jornais e revistas em casa, ao preço de capa, liguem para o 948 077 533.