Lisboa – O governador do Kuando Kubango, general Francisco Higino Lopes Carneiro, prevê partir semana para o Brasil, no seguimento de uma visita privada (tratamento medico). Inicialmente a previsão de partida estava marcada para dia 27 de Outubro tendo alterado a deslocação por motivos que se desconhece.

Fonte: Club-k.net

O general é um dos dirigentes com interesses empresárias naquele país. Em 2010 reforçou o seu império financeiro ao comprar 20% da empresa de aviação civil brasileira Puma Air.

De acordo com à imprensa brasileira, a Puma é uma empresa de carácter regional do Estado brasileiro do Pará, mas o empresário e dirigente do MPLA preparava-se para transforma-la numa companhia internacional cujo objectivo seria fazer a rota entre Angola e o Brasil.

Segundo noticias do África Monitor, dos seus negócios privados fazem parte 12 hotéis dispersos pelo país, grandes fazendas (a Cabuta é uma delas), bancos (Keve), uma companhia de aviação dispondo de uma frota de 14 aeronaves, Air Services, que esteve recentemente em vias de iniciar voos entre S. Paulo e Luanda, etc.

No estrangeiro, é em Portugal que tem mais negócios, incluindo, pelo simbolismo, um antigo restaurante na zona pombalina de Lisboa. É muito popular pelo atributo de dinamismo que lhe é geralmente reconhecido, mas também pela sua simplicidade e inclinação considerada inata para a filantropia.

Também ajuda os naturais do Calulo radicados em Portugal a organizar as suas confraternizações anuais, às quais comparece ou manda representante, segundo o África Monitor.