Lisboa - Depois de ter falado alguns meses atrás no canal português SIC, agora é vez de um canal brasileiro. Isto é o Presidente da República, José Eduardo dos Santos concedeu recentemente  um exclusivo ao canal TV BAND que   foi transmitida na madrugada de sábado último, naquele país..

Fonte: Club-k.net

Produzida pela Cine Group, a entrevista foi conduzida pelo conceituado jornalista brasileiro Franklin Martins que deslocou-se a Luanda para o efeito. O exclusivo faz parte de uma série de entrevistas feitas com presidentes de cinco países do continente (Angola, África do Sul, Moçambique, Nigéria e Congo) para uma série intitulada “Presidentes Africanos”.

O Presidente angolano, e os seus homólogos são confrontados com os eventos da liberdades de expressão e são convidados a retratar as transformações econômicas e sociais dos seus respectivos países.

A primeira exibição  desta série de entrevistas  foi com o Presidente da Nigéria Goodluck Jonathan.

“Logo o mundo vai ver uma África que sabe tomar conta de si mesma, que vai produzir muito e terá um papel importante para o mundo”, disse o líder nigeriano no episódio de estreia.


Para conseguir convencer tantos presidentes a recebê-lo, o jornalista Franklin Martins, segundo a media brasileira, contou com uma ajuda de peso: o ex-presidente Lula, cujo instituto dá apoio institucional à série.


Entre os patrocinadores, deste trabalho, estão a mineradora Vale e as empreiteiras OAS, Odebrecht e Queiroz Galvão. As quatro têm interesses na África e já financiaram viagens do antigo presidente Lula da Silva.

Os episódios partem do pressuposto de que os espectadores não têm qualquer informação sobre os locais retratados. "Me assombra o desconhecimento sobre a África no Brasil, especialmente porque temos a segunda maior população afrodescendente do mundo", diz Franklin.


O tom das entrevistas é cordial. Franklin não deixa de tocar em temas como desigualdade, analfabetismo e falta de alternância no poder. Mas não chega a confrontar seus entrevistados. A TV Bandeirantes exibirá seis episódios da série a partir de novembro.